Dalila Teles Veras

 

Alguma cronologia

Biobibliografia

Livros

Poesia

Prosa

Outros

Participação em coletâneas

Verbetes

Textos adaptados para o teatro

 

Biobibliografia


DALILA TELES VERAS

 

DALILA TELES VERAS, nome literário de Dalila Isabel Agrela Teles Veras, natural do Funchal, Ilha da Madeira, Portugal, (02.07.1946). Emigrou com a família para o Brasil (São Paulo, Capital) aos 11 anos de idade (1957).


Em 1972, após seu casamento com o advogado e escritor Valdecirio Teles Veras, radicou-se em Santo André, SP, cidade onde nasceram suas três filhas, Carolina, Isabela e Alice, e seus cinco netos, Filipe, Murilo, André, Iara e Catarina, onde reside e trabalha até o presente.

 

Publicou mais de duas dezenas de livros, nos gêneros poesia, crônica, diários literários e ensaios memorialísticos. Integra inúmeras antologias no país e no exterior. Possui trabalhos (artigos, ensaios e textos literários) publicados em livros, jornais e revistas do país e do exterior. 

 

Cofundadora do Grupo Livrespaço de Poesia que manteve intensa atuação (1983-1994) na divulgação da poesia e, entre inúmeras ações com a comunidade, publicou cinco coletâneas com trabalhos de seus membros. Foi uma das editoras da revista literária Livrespaço, ganhadora do Prêmio APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte, como melhor realização cultural de 1993.

 

Assinou, de maio de 1995 a dezembro de 1999, a coluna semanal Viaverbo, no Caderno Cultura & Lazer do Diário do Grande ABC, o maior jornal regional do país.

Filiada à União Brasileira de Escritores, SP, entidade onde ocupou os cargos de Secretária Geral, Diretora e membro do Conselho, nas gestões de 1986/88, 1990/92 e 1994/96.

 

Filiada ao Instituto de Estudos Americanos Fernando Pessoa, fundado pelo intelectual luso-brasileiro João Alves das Neves, onde também ocupou cargos de Diretoria e Vice-Presidência, colaborou na organização e realização de diversos encontros de escritores e intelectuais luso-brasileiros promovidos   por aquela instituição em alguns estados brasileiros e em Portugal.

 

Ativista cultural, desde os anos 1980, colabora na organização de cursos, seminários e congressos. É frequentemente convidada a proferir palestras e participar de debates e Seminários em Universidades e instituições culturais, bem como a assessorar e criar projetos literários, ciclos de debates, exposições, mesas redondas.

 

Participou de inúmeros concursos como integrante do júri.

Participou, como convidada, do Colóquio Imprensa de Língua Portuguesa no Mundo, realizado em junho de 1991, na UNESCO, em Paris, com a comunicação "A Imprensa Alternativa no Brasil como resistência cultural".

 

Coordenou dezenas de oficinas de criação literária, dentre as quais, “O Laboratório da Paixão”, na Oficina da Palavra, Casa Mário de Andrade, SP, anos 1990.

 

Integrou o Projeto O Escritor nas Bibliotecas (1993/1994) da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, bem como do Escritor 96 – promovido pela mesma Instituição.

 

Em março de 2004, ao lado de Alice Ruiz, Maria Rita Kehl e Renata Pallotini, participou do projeto “São Paulo em Versos Femininos”. Os poemas dessas escritoras, impressos em cartazes, circularam nos ônibus da cidade de SP.

 

Desde 1992 é diretora-proprietária da Alpharrabio Livraria, Editora e Espaço Cultural, em Santo André, SP, reconhecida referência na região do Grande ABC, onde promove constante atividade voltada à difusão da cultura, do livro e da leitura, das artes e do debate de ideias. Dirige igualmente a Alpharrabio Edições, cujo catálogo já se aproxima de duas centenas de títulos. Muitos desses autores estão, hoje, inseridos e resenhados entre os melhores da sua geração.

 

Foi editora da revista de debates Em Movimento e do jornal literário Abecês, ambos ligados à Alpharrabio.

 

De agosto de 2006 a janeiro de 2023, assinou o blog http://blog.alpharrabio.com.br/, “um caderno de registros, apropriações, inquietudes, intervenções” que reflete a atmosfera cultural do Centro Cultural Alpharrabio e seu entorno.

Mantém o blog literário e cultural À Janela dos Dias desde janeiro de 2009.

http://dalilatelesveras.blogspot.com/

 

Coordenou, de 2007 a 2017, o Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC, com intervenções e ações importantes nas sete cidades da região, em relação às políticas públicas da cultura e preservação da memória.

 

Parecerista do programa Raio X das Câmaras, uma iniciativa do Diário do Grande ABC que visou o acompanhamento do trabalho das Câmaras Municipais e dos vereadores para contribuir com a melhoria da atividade política da região (sete cidades) e relevância ou não dos projetos dos projetos apresentados pelos vereados. Esse corpo de pareceristas foi composto por especialistas e entidades ligadas às várias áreas abrangidas pelas políticas públicas (1997), Iniciativa do Diretor Alexandre Polesi e do Prof. (USP) Dr. Luís Roberto Alves.

 

Recebeu Voto de Congratulações pelos trabalhos desenvolvidos na implantação e formação do Conselho Municipal de Cultura de Santo André. Esse voto foi inserido em Ata dos trabalhos da Câmara Municipal de Santo André em 20 de outubro de 1998. Integrou o primeiro mandato do Conselho.

 

Dentre os inúmeros projetos sob a sua direção e produção, destaca-se o projeto 7 Anos 7 Cidades – Culturas, comemorativo aos 7 anos da Livraria Alpharrabio (1999) que durante sete meses dedicou um mês a cada uma das cidades da Região do Grande ABC, mostrando diversos artistas e discutindo aspectos da cultura de cada uma delas. Desse projeto participaram diretamente mais de 100 pessoas (artistas, produtores e pessoas ligadas à cultura regional), merecendo enorme destaque na imprensa e menção honrosa das Câmaras Municipais das Cidades de Santo André, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires.

 

Participou, a convite, como curadora da área de literatura, do projeto Plataforma ABC, em três diferentes edições, bem como no PALAVRAPONTOCOM, ambos promovidos pelo SESC, unidade São Caetano do Sul, SP.

 

Compôs o Conselho do Laboratório de Gestão Regional, do Centro de Aperfeiçoamento e Pós-graduação do IMES – Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul, como membro representante da comunidade externa que, dentre outras incumbências, tinha a apreciação dos planos de pesquisa e de extensão desenvolvidos junto ao Mestrado em Administração, bem como oferecia sugestões para o aperfeiçoamento das questões dos projetos de extensão na Gestão Regional, em especial nos quesitos das mudanças e discussões culturais. 1999 / 2001 .

 

Integrou o Conselho Editorial da publicação Cadernos CEAPOG - Centro de Estudos de Pós-Graduação, publicação semestral do IMES – Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul, sendo responsável por uma página literária ilustrada nos 12 números daquela publicação.

 

Em 2004, a Câmara Municipal outorgou-lhe o título de Cidadã Honorária do Município de Santo André, “em reconhecimento ao seu inestimável trabalho para o enriquecimento da literatura na Região do ABC e valiosa contribuição nas áreas artística e cultural do nosso município”.

De 24.08.2007 a 01.04.2009, foi responsável pelo quadro semanal Janela Cultural, entrevistas, do programa ABCD MAIOR em Revista, transmitido pela RedeTV (nacional) e TVNet ABC (local). No total, foram entrevistadas 54 personalidades do mundo das artes e da cultura regional, revelando, em seu conjunto, uma rica pluralidade de visões e fazeres, precioso documento para o estudo da cartografia cultural da época na região do ABC.

Em 2009, seu livro Retratos Falhados, coleção Ponte Velha, Editora Escrituras, SP, foi apresentado na Feira do Livro do Funchal, pela escritora Irene Lucília. O mesmo livro também foi apresentado no Gabinete Português de Leitura do Recife pela escritora Maria de Lourdes Hortas, diretora daquela instituição.

 

Por cinco mandatos de dois anos cada, integrou o Comitê de Extensão e Cultura – CEC, da UFABC – Universidade Federal do ABC (de 2013 a 2023), como representante da comunidade externa.

 

Em 2016, seu livro Solidões da Memória foi apresentado na Galeria Porta33, na cidade do Funchal, Portugal. O evento foi organizado e promovido pela escritora Maria Fernandes, editora da Revista eletrônica A.Poética. A apresentação do livro ficou a cargo das Professoras e escritoras Ana Salgueiro, Teresa Jardim e Irene Lucília.

 

Integra o Movimento Feminista Mulherio das Letras, desde sua fundação, em 2017 que reúne mais de 7.500 mulheres de todo o país e do exterior, com núcleos regionais atuantes em vários estados brasileiros. O Mulherio das Letras já realizou sete encontros regionais nos estados da Paraíba (João Pessoa, duas vezes) Rio Grande do Norte (Natal), São Paulo (Guarujá) e Rio de Janeiro (RJ).

 

Em 2019, participou, a convite, da 45ª Feira do Livro do Funchal, Ilha da Madeira. Na ocasião, seu livro tempo em fúria foi apresentado pelas escritoras e pesquisadoras Irene Lucília e Ana Salgueiro

 

“Por Ato decisório nº 181 de 1° de novembro de 2019, do egrégio Conselho Universitário, outorga o título de Doutora Honoris Causa a Dalila Isabel Agrela Teles Veras, em reconhecimento à pesquisa e ao amparo à produção cultural da região do Grande ABC, pela sua representatividade na comunidade literária e pela inestimável contribuição ao movimento para a criação da UFABC”, recebido em cerimônia oficial em 21.9.2021 (adiamento em razão do período da pandemia do Covid19).

 

Em 2022, recebeu o Colar Guilherme de Almeida, honraria concedida pela Câmara Municipal de São Paulo e a Casa Guilherme de Almeida “por sua valiosa contribuição à cultura paulista”.

 

Em dezembro de 2023 foi homenageada pela VI FELISA – Feira do Livro de Santo André, promovida pela Coopacesso, Sindicato dos Bancários de Santo André e Sindicato dos Professores do ABC.

 

Livros publicados:

Poesia

 

Lições de Tempo. SP: Pannartz,1982 (2ª ed., 1983).

Inventário Precoce. SP: Pannartz, 1983.

Madeira: do Vinho à Saudade. Col. Cadernos Ilha. Funchal, Madeira (Portugal): José António Gonçalves editor, 1989 (2ª ed., fac-simile, SP: Alpharrabio Edições, 1997).

Elemento em Fúria. Teresina, PI: Academia Piauiense de Letras, 1989.

Forasteiros Registros Nordestinos (plaquete). SP: Livrespaço, 1991.

Poética das Circunstâncias (plaquete). SP: Alpharrabio Edições, 1996.

A Palavraparte. SP: Alpharrabio Edições, 1996.

À Janela dos dias - poesia quase toda.  SP: Alpharrabio Edições, 2002

Vestígios. plaquete, edição fora do comércio, 200 exemplares numerados e rubricados pela autora, Alpharrabio Edições, 2003

Poesia do Intervalo. poemas, com desenhos de Guedo Gallet, livro de arte (Alpharrabio Edições, 2005, 200 exemplares numerados e rubricados pelos autores.

Solilóquios. plaquete, 200 exemplares numerados e rubricados pela autora, Alpharrabio Edições, 2005

Pecados. caixa artística, publicada por ocasião da comemoração dos 60 anos da autora, com 7 poemas ilustrados em 7 pranchas pelos artistas André Miranda, Constança Lucas, Guedo Gallet, Mariano Amaral Neto, Perkins T. Moreira, Ricardo Amadasi e Sian, 200 exemplares, numerados e rubricados pela autora, Alpharrabio Edições, 2006

Retratos Falhados, Coleção Ponte Velha, Editora Escrituras, 2008 

Estranhas Formas de Vida, Dobra e Alpharrabio Edições, 2013 

Solidões da Memória, Dobra e Alpharrabio Edições, 2015

70 anos poemas leitores, SP: Alpharrabio Edições, 2016.

A Mulher Antiga, Coleção PerVersas, SP: Alpharrabio Edições, 2017.

Tempo em Fúria, SP: Alpharrabio Edições, 2019.

. ponto(s) Plaquete, Alpharrabio Edições, SP, 2022, coleção PerVersas literatura de autoria feminina.

 

fuga e urgências, poemas, Alpharrabio Edições, SP, 2022 

 

Prosa

 

A Vida Crônica (crônicas). SP: Alpharrabio Edições, 1999.

As Artes do Ofício - um olhar sobre o ABC (crônicas). SP: Alpharrabio Edições, 2000.

Minudências (diário). SP: Alpharrabio Edições, 2000.

Diuturnos (diário). SP: Alpharrabio Edições, 2012.

Alpharrabio 12 anos – uma história em curso, em coautoria com Luzia Maninha Teles Veras. Compilação de dados transformados em verbetes, incluindo transcrição de palestras e workshops, 550 atividades culturais realizadas na livraria, editora e Centro Cultural Alpharrabio, Santo André, nos seus primeiros 12 anos de atuação (Alpharrabio Edições, 2004)

 

Anotações de Leituras (textos curtos sobre livros e literatura), plaquete, fora do comércio, 300 exemplares, comemorativa do 14º aniversário da Alpharrabio Livraria, 2006

 

Seduzir para a Poesia – Trajetória do Grupo Livrespaço 1983-1994, organização e textos. Alpharrabio Edições, 2008

 

  

Poesia publicada em coletâneas e antologias no Brasil


Coletânea
Livrespaço II. SP: Ed. Livrespaço, 1984.

Literatuando - Coletânea Livrespaço III. SP: Ed. Livrespaço, 1985.

Subvertida Palavra - Coletânea Livrespaço IV. SP: Ed. Livrespaço, 1998.

Sete Versus Sete (E se resolvermos falar de amor...) - Coletânea Livrespaço V. SP: Ed. Livrespaço, 1990.

- Benditos Alternativos e Independentes, - Benditos Nativos Pendentes, org. Urhacy Faustino, Edicon, 1990

Poetas Contemporâneos Brasileiros. v. III, Coleção Prata Nova. RS: Suplemento Literário Garatuja, s/d.

Antologia da Nova Poesia Brasileira. org. Olga Savary, RJ: Editora Hipocampo / Fundação Rio / Rioarte, 1992.

À Margem. org. Luzia Teles Veras, SP: Alpharrabio Edições, 1998.

Uilcon Pereira: no coração, Aricy Curvello, org. – Giordano Editora / Editora AGE – SP / Porto Alegre, 2000 (dtv: artigo pgs. 121, 122 e 123. Outros pg. 55 e 85)

 

Brasil 2000 - Antologia de poesia contemporânea brasileira. Portugal, Ed. Alma Azul, com apoio do Ministério da Cultura e Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, 2000 (org. Álvaro Alves de Faria).

 

Poetas Revisitam Pessoa, org. João Alves das Neves, Universitária Editora, para o Centro de Estudos Americanos Fernando Pessoa, SP, 2003 (pg. 48 e 49)

As Cidades Cantam o Tamanduateí que Passa, Coletânea de Poetas das Cidades de Mauá, Santo André, São Caetano e São Paulo (banhadas pelo Rio Tamanduateí. Publicação da Prefeitura Municipal de Mauá, 2003

Relicário, org. José Alberto Pinho Neves, produção poética feminina de cinco países: Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai e Brasil, 25 poetas ao todo. Prefácio Antonio Carlos Secchi. Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage, FUNALFA, 2004 – Juiz de Fora, MG.

•  Paixão Por São Paulo – antologia poética paulistana, organização Luiz R ob er to Guedes,Editora Terceiro Nome, SP, 2004

•  João Suzuki – Travessia do Sonho, José Armando Pereira da Silva, Alpharrabio Edições, 2007

 

• Encontro – Revista da Lusofonia e Cultura do Gabinete Português de Leitura de Pernambuco, nº 20, Recife, 2008 (7 poemas inéditos que viriam a compor o livro “Retratos Falhados”, Ed. Escrituras, SP, 2008)

Cidades Impossíveis, organização Eduardo C.B. Bittar e Tarso de Melo, Portal Literatura, SP, 2010

Celuzlose – Revista Literária, no. 3, 2013, SP, Dobra Literatura e Ed. Patuá.

 

Outras Ruminações – 75 poetas e a poesia de Donizete Galvão, Selo Donizete Galvão Poesia, Dobra Literatura, SP, 2013

 

É que os Hussardos Chegam Hoje, Editora Patuá/Hussardos Livreiros & impressores, SP, 2014

 

Antologia UBE – União Brasileira de Escritores, organização de Joaquim Maria Botelho, Global Editora, SP (dtv: um poema e minibio), 2015.

 

 o amor não tem importância antologia sobre a temática “amor”, Sábados PerVersos, Alpharrabio Edições, 2015 (participação e organização).

 

Um Girassol nos teus cabelos – Poemas para Marielle Franco, Quintal edições e Mulherio das Letras, Belo Horizonte, 2018.

 

Crocevia di versi / Encruzilhada de Versos – pequena antologia poética transoceânica, Marleide Lins de Albuquerque e Daniela Pedreira Aragão, Avant Garde Edições, Teresina, PI, 2018

 

A Mulher na Literatura Latino-Americana, Algemira Macêdo Mendes – Marleide Lins de Albuquerque org., Editora Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI, 2018

 

Mediocridade, antologia poética. Rosana Piccolo e Rubens Jardim, org., Ed. Laranja Original, SP, 2019

 

•  Revista Cult - Antologia Poética - Número 2, Ed. Bregantini, 2019, SP (org.Tarso de Melo).

 

MEDIOCRIDADE – antologia poética, organização Rosana Piccolo e Rubens Jardim, Editora Laranja Original, SP, 2019.

 

uma pausa na luta, 70 poemas, org. Manuel Ricardo de Lima, Mórula Editorial, RJ, 2020

Dias Distantes, Coletânea (poesia, conto, artes visuais e fotografia), reúne 23 autores/autoras, da região do ABC, ligadas à Alpharrabio. Alpharrabio Edições, 2021, organização e poema dtv.

 Clausura A peste pela poesia, org. Rosana Piccolo, Editora Lobo Azul, Curitiba, 2020

 

Foice na carne – Alpharrabio Edições, USCS e Inst. Idea., 7 poemas de cada um dos/das 13 poetas, todos ligados ao Sarau das Ideias, com organização do poeta Professor Rubens da Cunha, integram a coletânea. 2022

 

ABCDelas – poemas, Organização Carmem Sanches, Cecília Camargo, Letícia Mendonça, Mônica Rodrigues e Olga Defavari, Editora Clóe, Diadema, SP, 2022

 

Feminino Infinito - 120 Poetas, Escritoras & Artistas Brasileiras, SP, Ed. Feminino Infinito, 2022, org. Paula Valéria Andrade

 

Tempo de Voar - Antologia de poesias, contos e crônicas - 2023, org. Marina Marino, Comemorando os 3 anos da Revista Voo Livre, Scortecci Ed. SP

 

Sarau Gente de Palavra, antologia com poemas dos homenageados no Sarau Paulista Gente de Palavra, org. Cesar Augusto de Carvalho e Rubens Jardim, Patuá, SP, 2023


Poesia publicada em antologias e coletânea no exterior

 

Nuevos Folios (revista literária). Asturias, Espanha, 1984 (trad. Margarita Anechina).

15 Poetas Brasileños Contemporaneos, Edição Grupo Literário Guadiana. Ciudad Real, Espanha, 1987 (org. e trad. Oswaldo Ventura de la Fuente)

"Lectures Bresiliennes", Revista Jalons, ns. 26 e 28, 1986 e 1987, França (trad. J. P. Mestas).

Contemporary Brazilian Literature, coletânea de textos estudados no curso de Literatura Brasileira da Universidade do Colorado, EUA, 1998 (org. Catherine D. Pass, trad. Joel Swedberg).

Selected Writings Magazine, Dept. of Spanish and Portuguese, Universidade do Colorado, EUA, 1998 (trad. Richard Moreno).

Peregrinação - Artes e Letras da Diáspora Portuguesa, ns. 12 e 18, Lisboa, Portugal.

O Natal na Voz dos Poetas Madeirenses. Associação de Escritores da Madeira e Secretaria Regional do Turismo, Cultura e Emigração, Portugal, 1989.

"Diez Poetas Brasileños", Revista Bohemia, Havana, Cuba, março de 1990 (trad. Felix Contreras).

Poet´Art 90 - Antologia de Poetas Madeirenses. Associação de Escritores da Madeira e Imprensa Regional da Madeira, Portugal, agosto de 1990.

Congresso de Cultura Madeirense - Associação de Universitários Madeirenses, Portugal, 1990.

Verso L´Universo: Geometria Della Donna. Perugia, Itália, 1993 (org. Vera Lucia de Oliveira).

Brasil 2000 - Antologia de poesia contemporânea brasileira. Portugal, Ed. Alma Azul, com apoio do Ministério da Cultura e Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, 2000 (org. Álvaro Alves de Faria). 

A Jeito de homenagem a Eugénio de Andrade, Fólio Edições (Jornal O primeiro de Janeiro), Porto, Portugal. O escritor Joaquim Montezuma de Carvalho, durante dois anos publicou no Caderno das Artes e das Letras daquele jornal, as respostas ao desafio formulado a centenas de escritores da língua portuguesa e espanhola, na Europa e na América do Sul, material reunido neste volume, capa dura com 474 págs, 2004.

Lapinha de Poesia – antologia de poetas madeirenses, seleção e organização Nelson Veríssimo, Imprensa Acadêmica, Universidade da Madeira, Funchal, Portugal, 2017

Levadas da Madeira: Uma antologia literária, org. Thierry Proença dos Santos, Imprensa Acadêmica, Universidade da Madeira, Funchal, Portugal, 2017

À Janela do Tempo, conjunto de 11 poemas em Cadernos de Santiago II, coletânea de poemas organizada por José de Sainz-Trueva, Irene Lucília Andrade, Leonor Martins Coelho e Thierry Proença dos Santos, apreciação crítica de Jorge Augusto Maximino, edição conjunta da Secretaria Regional de Turismo e Cultural da Região Autônoma da Madeira, Universidade da Madeira, CLEPUL Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Editora Âncora, coleção Universos, Lisboa, 2021.

Este imenso mar – antologia de autores contemporâneos de língua portuguesa, organização Ana Maria Martinho (coordenação). – Lisboa: I.P. - Instituto da Cooperação e da Língua, 1.a ed., 2022



Artigos e ensaios breves publicados em obras coletivas e revistas literárias

 

Cora Coralina: cem anos, D.O. Leitura, SP, abril 1989 págs. 6 e 7

 

Cora Coralina: cem anos de uma voz poética que ficou, Caderno Idéias/Livros, Diário do Grande ABC, 27.05.1989

 

Seleção e prefácio do livro de contos O Mistério da Casa Velha, de Cora Coralina. SP: Global Editora, 1989.

 

Cora Coralina – Primeira mulher a receber o Juca Pato, Ipanema Agora, RJ

 

Intelectuais e Artistas Portugueses do Brasil, Centro de Estudos Americanos Fernando Pessoa (comunicação “Sentir-se Português na Diáspora”, págs. 27 a 29) e pg.134 - 1992

 

Comunidades de Língua Portuguesa, Revista Cultural dos Países de Idioma Português, Centro de Estudos Americanos “Fernando Pessoa”, nº 9, SP, 1996 (pg.140 e 151)

 

Catálogo da Exposição Os Direitos Humanos nas esculturas de Ricardo Amadasi, realizada de 26.11 a 11.12.99, Saguão do Teatro Municipal de Santo André - SP. Participação com 12 poemas em diálogo com as esculturas e condução de uma entrevista com o artista.

 

Pastores de Virgílio - A literatura na voz de seus poetas e escritores, Álvaro Alves de Faria. Neste livro, Álvaro revela o pensamento de poetas e escritores, através de suas respectivas vozes. Editora Escrituras, SP, 2009

 

Encontro – Revista do Gabinete Português de Leitura de Pernambuco nº 13, 1997 (Poesia Madeirense: A Insularidade como Estigma, nº 13 pgs. 53 a 54).

 

Comunidades de Língua Portuguesa, Revista Cultural dos Países de Idioma Português, Centro de Estudos Americanos Fernando Pessoa, nº 10/11, 1997, SP (“Para além do Bojador deve haver mais do que uma simples rima”, comunicação, pgs. 134 a 136)

 

Encontro – Revista do Gabinete Português de Leitura de Pernambuco nº 14, 1º semestre de 1998 (“Depoimento: Sentir-se português na diáspora”, págs. 10 a 11)

 

Comunidades de Língua Portuguesa, Revista Cultural dos Países de Idioma Português, Centro de Estudos Americanos “Fernando Pessoa”, no. 12, 1998 (comunicação: “Poetas que o mar separa” pg.47 a 49) e poemas, págs.. 66).

 

Encontro – Revista da Lusofonia e Cultura do Gabinete Português de Leitura de Pernambuco, nº 15, 1999 (ensaio: João Ramalho: um luso na História e Literatura do Brasil, págs.. de 219 a 221).

 

Comunidades de Língua Portuguesa, Revista cultural dos Países de Idioma Português, Centro de Estudos Americanos “Fernando Pessoa”, nº 15, 2000 (comunicação: “Eu nunca estive em Macau”, pg. 23 e 24)

 

Comunidades de Língua Portuguesa, Revista cultural dos Países de Idioma Português, Centro de Estudos Americanos “Fernando Pessoa”, nº 16, transcrição dos Colóquios do CEAFP e 7º Encontro Internacional (comunicação: “O Imaginário do Grande ABC, SP, em forma de diários págs.. 69 a72) “Pessoa entranhado” (pg. 123) e três releituras pessoanas (pg. 13), SP 2001

 

Nosso Século XXI - Especialistas de diferentes atividades analisam Grande ABC de ontem, de hoje e de amanhã, SP: Ed. Livre Mercado, 2001 (ensaioÉ a vez da cultura na agenda regional” págs.. 91 a 98).

 

Guido Poianas – retratos da cidade, José Armando Pereira da Silva, organizador e autor das notas dos textos (coleção “Pintores de Santo André”, Fundo de Cultura), Santo André, SP, 2002). Alma imigrante /Cor localista, págs. 27 a 29 (artigo)

 

Milton Andrade, ilustre cidadão sul-são-caetanense, Revista Raízes, São Caetano do Sul, dezembro de 2017. Pg. 46, 47 e 48, artigo

 

Nosso Século XXI Vol. 2 - Editora Livre Mercado, 2008, SP. Coletânea reunindo 36 ensaístas, em diversas áreas do conhecimento, com estudos sobre a região do Grande ABC (São Paulo). (Praticar uma sólida agenda cultural ainda é utopia, ensaio, págs.. 95 a 103)

 

Biblioteca Municipal de Santo André – 50 Anos Atuando no Cenário Cultural – Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer, Santo André, SP, 2004 - pgs.97 a 101, artigo, citações e fotos: págs.. 65, 90, 145, 149 e 159.

 

Nanico nº 22 Homeopatia literária, Oficina do livro Rubens Borba de Moraes, Giordano sob a direção de Cláudio Giordano, 2011 (“Amália e o Fado- estranhas formas de vida”, págs.. de 29 a 35).

 

Encontro – Revista da Lusofonia e Cultura do Gabinete Português de Leitura de Pernambuco, nº 25/26 – 2014/2015 (“Saramago e a poética do humano – anotações de leituras”, págs.. 40 a 47)

 

Lugares da Memória – São Vicente – Santo André - Paranapiacaba, Maura de  Andrade e Teodoro Vieira. (artigo págs. 13, 14 e 15), 2016.

 

Sobre Poesia, ainda – cinco perguntas, cinquenta poetas, org. Tarso de Melo. SP: Lume Editor, 2018.

 

SARAMAGOS – 100 anos de JOSÉ, Fundação Maria Luísa e Oscar Americano / Cátedra Camões José Saramago, Universidade Federal do Paraná, organizadores Érico Vital Brazil e Liana de Camargo Leão (SARAMAGO, 100 ANOS – VIOLANTE HOJE

 

Humanidade como poética e prática de vida – anotações afetivas), págs.. 160 a 163, UFP, 2022.

 

50 Anos, 50 Vozes, 50 Mulheres, coletânea, org. Violante Saramago Matos (vivências sobre o abril de 1974), Edições Esgotadas, Portugal, 2024

 

Torquato Neto 80 anos (coletânea), org. por Thiago E e Tarso de Melo (a sair)



PREFÁCIOS, ORELHAS, APRESENTAÇÕES

 

1) Prefácio à coletânea do Concurso Magister de Poesias 1983 – do Colégio Magister – São Caetano do Sul (como membro da comissão julgadora)

02) Texto de apresentação catálogo de exposição Leila Luli, no cine Teatro Carlos Gomes, Santo André, 1990

03) Prefácio do livro Cores de vidro, Corinne Marian, /Edições Livrespaço, março de 1991

04) Apresentação da Coleção Poéticas, Alpharrabio Edições, 1996 – 5 volumes em caixa manual, Poética das circunstâncias, Dalila Teles Veras, Poética Urbana, Zhô Bertholini, Poética da ternura, Jurema Barreto de Souza, Poética da essência, Rosana Chrispim, e Poética da visualidade, João A. Silva Sampaio.

05) Apresentação da coleção Prosas, Alpharrabio Edições, 6 volumes em uma caixa – Valdecirio T. Veras, A. P. Sampaio, Eduardo Botallo, Alexandre Takara, Wagner Calmon, Artistides Theodoro) 1996

 06) Prefácio e organização da coletânea Talentos Emergentes, Alpharrabio Edições, set. 1996

07) Texto apresentação publicado no folder do espetáculo teatral Pessoa, de Silvio Vieira, com o ator Marcos Lemes, 1995

 08) Texto para folder/apresentação crítica da segunda edição de A profissão dos peixes, de Rubervam du Nascimento

 09) Prefácio para o livro Sem Ensaio, de Zhô Bertholini, edição do autor – 1994

 10) Prefácio para o livro de Daniel Henrique Esteves Grando, Juca Arteiro 

11) Texto apresentação do Livro de Thiago Sandes Pereira, menino autista 

12)  Trovas Madeirenses, de Maria Lourdes Agrela, org. e prefácio (Uma recolha da memória), Alpharrabio Edições, 1995, 1ª. edição, 1999, 2ª. edição. 

13) Orelha para o livro do Moacyr dentro do projeto Talentos Emergentes, Livraria Alpharrabio 1996 

14) A ARTE DE LEILA E AS FORÇAS INCOMPATÍVEIS DO UNIVERSO, Texto para catálogo de exposição de Leila Luli, Cine Teatro Carlos Gomes, 1996 (?) 

15) Apresentação do livro Não Há Neblina na Colina de Fábio Souza, Roseli Aguiar e Ivone Mariano, estudantes da EEPSG Mirna Loide Correa Ferle, edição dos autores, 1998 

16) Prefácio livro Arthur Gomes, Brazilírica Pereira: A Traição das Metáforas, Alpharrabio Edições, 2000 

17) Orelha para o livro Paisagens do Olhar, de Paulo Franco, Ed. Alpharrabio, 2001 

18) Orelha para o livro Inventor de Paisagens, de Milton Andrade, Alpharrabio Edições 2001 

19) Texto apresentação do catálogo da exposição Poéticas sociais, Amadasi, Suzuki, Massenzi, Giarfi – Diadema, agosto 2002 

20)  A Ágora como matéria Texto, sem assinatura, os editores, para a orelha do livro de Silvia Passarelli Vitrines da cidade, Alpharrabio edições, 2003. 

21) Prefácio para o livro da coleção micro, Alpharrabio, de Margarita Lo Russo 

22) Apresentação vol. Rosana Chrispim, Coleção micro Alpharrabio, nos 40 anos da poeta.                          

23) apresentação da coletânea À margem - Alpharrabio Edições, novembro de 1998, org. Luzia Teles Veras

24) texto para um catálogo/programa da Peça A História de Augusto Matraga, direção Silene Pignagrandi, março 1999 

25)  Orelha livro Roupa nova, Gilberto Tadeu de Lima, Alpharrabio Edições 

26) Prefácio - coletânea de novos escritores publicada em coedição pela Alpharrabio e Prefeitura de Diadema.

27) Orelha, não assinada, para o livro Entretempo, de Rosana Chrispim, 2003 

28) Orelhas para o livro espólio de Rubervam, (Scortecci, 2008) 

29) leitura crítica da obra O livro de Sophia, de Álvaro Alves de Faria. Nov. 2008 (em carta ao autor) 

30) Poema, a título de prefácio no romance Um Silva de A a Z, de Joaquim Celso Freire, Alpharrabio Edições, 2007 

31) Artigo/apresentação para número especial da revista literária A Cigarra, 25 anos, Santo André, 2007

 32) Prefácio para a plaquete Grande ABC: culturas que excedem o lugar culturalizado, de Luiz Roberto Alves, Alpharrabio Edições, 2009

33) Apresentação da Exposição Tramas de Formas, de Cristina Suzuki, Alpharrabio, Santo André, set. 2009) 

34) Texto lido na apresentação do livro fotografias, de José de Souza Martins, Ed. USP, na livraria Alpharrabio em 7.3.09 

35) A voz, para além da imagem, apresentação para o livro Monocromia, de Jurema Barreto de Souza, ed. A Cigarra, 2010 

36) Poema, Imprecisões poéticas sobre um trabalho de Sueli Moraes, a título de apresentação da exposição Bem mais Perto, Casa do Olhar, Santo André, 2010, 

37) Artigo/apresentação para o número especial da revista literária A Cigarra, 25 anos, Santo André, 2007 

38) Prefácio Um pensador da Ética e da Poética na Política” do livro Políticas de Governança, Luiz Roberto Alves, ABCDMaior Editora, 2011 

39) Os livros e as artes de ler os livros, texto/apresentação da exposição (folder) de arte-postal Os Livros, organização de Constança Lucas, set.2011 na livraria Alpharrabio, e outubro de 2011 a março 2012 Galeria Gravura Brasileira, SP 

40) texto apresentação, A arte de Mariano e a permanência da utopia, exposição uma certa livraria, de Mariano do Amaral no Espaço Cultural Gambalaia, Santo André, SP (agosto/setembro 2012) 

41) texto resenha Memórias sentimentais de um silva no rio de suas manhãs sobre o livro o rio de minhas manhãs, de Joaquim Celso Freire, 25.08.2012

 42) Para Hugo Eduardo Vespúcio, no seu aniversário. Texto transformado em plaquete por Luzia Maninha, ofertada a Hugo Eduardo no dia dos seus 60 anos. 15.09.2012   

43) Prefácio Escrever para respirar, para o livro Poesia use várias vezes ao dia, de Constança Lucas, Editora Patuá, 2014 

44) Texto para orelha do livro o avesso da lâmpada, de Demetrios Galvão, Editora Moinhos, Belo Horizonte, MG, 2017 

45)  Prefácio Iluminações nas Intermitências mais escuras do viver para o livro Caderno de Intermitências de Rosana Chrispim, Editora Patuá, 2017 

46) Posfácio ao livro A mulher de Ló, de Carlos Machado, coleção Donizete Galvão, Ed. Patuá, 2018 (Pensemos na mulher de Ló e na poesia, pgs. 88 a 93) 

47) Texto para Orelhas do livro Rastros, Tarso de Melo, Martelo Casa Editorial, 2019

 

48) Texto para Orelhas do livro Xilogravura de Pássaros, Carvalho Junior, novembro 2020, publicado postumamente pela Editora Penalux, 2021

 

49) Texto para orelha do livro Justa Causa, de Giovana Damaceno (Volta Redonda, RJ), Editora Penalux, SP, 2022

 

50) Carta/Prefácio ao livro O Sino Mágico, de Renata Moré  - memória da Cia. Do Nó, Alpharrabio Edições, 2022  

 

51) Texto Apresentação do livro Curtidiano, poemas, Zhô Bertolini, Alpharrabio Edições, 2023 

52) Resenha sobre o livro Cidade Cativa, Deise Assumpção, Alpharrabio Edições, 2023 

53) Prefácio do livro Manto da Transição, de Adélia Nicolete, Alpharrabio Edições, 2024 

54) Ensaio na Translocal (a verificar) baseado na 27.04.2022 - Conferência na abertura do Curso de Doutorado, convidada pela profa. Dra. Leonor Martins Coelho, da Universidade da Madeira. Uma conversa breve, antes de entrarmos no ar, com a participação honrosa da diretora do centro de Investigação, Ana Isabel Moniz que, de alguma forma, já me deixou mais relaxada. A diretora permaneceu durante todo o tempo na sala, recebi as boas-vindas de Joaquim Pinheiro, também um dos coordenadores do curso, mas que precisou sair. Dominique Faria, professora dos Açores, pesquisadora de literatura açoriana, permaneceu também até o fim e interagiu. Para minha surpresa e contentamento, contei com a presença de Rosana Chrispim.

 

Verbetes e artigos sobre dtv em livros

 

Dicionário de Poetas Contemporâneos, Francisco Igreja (org.). RJ: Oficina Letras & Artes, 1988 (2ª ed., RJ: Oficina Cadernos de Poesia, 1991).

 

Antologia da Nova Poesia Brasileira, organização, seleção, notas e apresentação de Olga Savary, com 334 poetas de todas as regiões do Brasil. Fundação Rio/RioArte, Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro/ Editora Hipocampo, 1992

 

Ensaístas Brasileiras - Mulheres que escreveram sobre literatura e artes de 1860 a 1991, Heloísa Buarque de Holanda e Lúcia Nascimento Araújo (org.). RJ: Ed. Rocco, 1993.

 

 Anuário da Poesia Brasileira, 1994, CODPOE – Cooperativa de Poetas e Escritores, Rio de Janeiro

 

Dicionário de Mulheres, Hilda Agnes Hübner Flores. RS: Ed. Nova Dimensão, 1ª. 1999, 2ª edição, revista e ampliada, Editora Mulheres, Florianópolis, 2011. (verbete pg. 763).

 

História da Literatura em Santo André – um ensaio através do tempo, Tarso de Melo, Prefeitura Municipal de Santo André, 2000

 

Enciclopédia de Literatura Brasileira, Vols. I e II, Afrânio Coutinho e J. Galante de Souza, Global/Ministério da Cultura, Academia Brasileira de Letras, 2001

 

Dicionário Crítico de Escritoras Brasileiras, Nelly Novaes Coelho, Escrituras, SP 2002 (verbete crítico pgs. 148 e 149).

 

O Vinho da Madeira na voz dos apreciadores e literatos – in A Vinha e o Vinho na História da Madeira, Séculos XV a XX, Alberto Vieira, Centro de Estudos de História do Atlântico – Secretaria Regional do Turismo e Cultura, Funchal, Portugal, 2003.

 

Imprensa Alternativa no ABC – A história contada pelos independentes, Olga Defavari, Prefeitura de Santo André, SP, 2008

 

Gente do ABCD – 100 crônicas do jornal ABCD Maior (sobre lideranças populares na região – dtv por Daniel Brazil), ABCDMaior 2010

 

As Mulheres Poetas na Literatura Brasileira, Rubens Jardim, org., Arribaçã, Cajazeiras, PB, 2021



Prêmios, láureas, homenagens, títulos 

 

Homenagem recebida da Assembleia Legislativa de Goiás, pelo mérito em encabeçar a indicação de Cora Coralina ao Prêmio Juca Pato, bem como divulgar o nome da escritora em diversos veículos da imprensa nacional. Goiânia, 11.10.1984

 

Homenagem da Prefeitura do Municipal de Santo André no dia 08.03.1988, na pessoa do senhor Prefeito Newton Brandão, “por relevantes serviços prestados à Comunidade” em cerimônia realizada no Teatro Municipal do município, pelo Dia Internacional da Mulher (diploma).

 

Homenagem pelo Dia Internacional da Mulher, pela Comunidade Internacional Baha´I, “pelos relevantes serviços filantrópicos e sociais, prestados à população” (diploma) 8.03.1993

 

Meia vida inteira, livro com depoimentos de 80 pessoas, jornalistas, escritores, familiares, amigos, sobre dtv, pelo seu 50º aniversário, julho de 1996. Org. Luzia Maninha, Zhô Bertholini e Rosana Chrispim

 

Título de Intelectual do Ano, concedido pelo jornal literário independente O Capital       - resistência ao ordinário, Aracaju, SE, dirigido por Ilma Fontes, julho de 1998

 

Prêmio Desempenho de Empreendedora Cultural / Imortal do Grande ABC. 2000, outorgado pela revista Livre Mercado, Santo André, SP

 

Cidadã Honorária do Município de Santo André, “em conhecimento ao seu inestimável trabalho para o enriquecimento da literatura na Região do ABC e valiosa contribuição nas áreas artística e cultural do nosso município” – Câmara Municipal. 17.3.2004

 

Releituras, CD homenagem de amigos por ocasião do recebimento do título de Cidadã Honorária Andreense, com canções sobre poemas da autora, gravados pelos músicos Wagner Calmon, Pierina Ballarini, Nilce Libera Casella e leitura de poemas pelo ator Milton Andrade, 17.3.2004

 

Homenagem da Câmara Municipal de Mauá – SP a DTV, escritora e Empreendedora Cultural, por ocasião das comemorações do XVI Aniversário da Orquestra de Violeiros de Mauá. - 2.08.2006

 

 Diploma de Gratidão a Dalila Teles Veras, pelos relevantes serviços prestados à comunidade, em comemoração ao “Dia da Comunidade Luso-Brasileira 29.4.2013, Câmara Municipal de São Paulo.

 

Homenagem do XII Congresso de História do ABC, pela dedicação e serviços prestados na construção da memória e preservação da história da região. Mauá, 13 de setembro de 2013

 

Cidadã Honorária Luzilandense, título concedido pela Câmara Municipal de Luzilândia - Piauí, “pelos relevantes serviços prestados ao município de Luzilândia. 27.11.2015

 

Dalila Teles Veras – uma poeta transatlântica mesa em homenagem a Dalila Teles Veras durante a Desvairada – Feira de Poesia, Biblioteca Mário de Andrade, SP. Danilo Bueno (mediador), Rosana Chrispim e Zhô Bertholini, além de colocações vindas de pessoas da plateia. 05.01.2019

 

SARAU GENTE DE PALAVRA, Homenageada do mês: Dalila Teles Veras. Bar Patuscada, Editora Patuá, SP, com a palavra e leitura de poemas de inúmeros poetas seus contemporâneos como Celso de Alencar, Diogo Cardoso,  Julio Mendonça, Artur Gomes, Paulo Dantas, Tarso de Melo, Luis Avelima, Betty Vidigal,  Daniel Wachowicz, Rubervam du Nascimento, Adriana Caló e outros, 29.1.2019

Três grupos ligados ao projeto Leia Mulheres (Santo André, SBC e Mauá) tomaram a iniciativa (através, inicialmente, da profa. Thaís Vitale). Cerca de 35 mulheres e 2 homens, oriundas (oriundos) de 5 coletivos de leitura (Leia Mulheres São Bernardo do Campo, Leia Mulheres Santo André, Leia Mulheres Mauá, Clube de Leitura 1º de Maio, Santo André, e Clube de Leitura Martins Fontes, SP) reunidos na Alpharrabio Livraria e Espaço Cultural, em Santo André, leram e comentaram À janela dos dias. Leia Mulheres já funciona em 80 cidades do Brasil e 3 na Europa. Este, no Alpharrabio, foi denominado de “Encontrão” e esta é a segunda vez que os coletivos se reúnem - 31.1.2019

Mesa de apresentação crítica do livro tempo em fúria na 45ª. Feira do Livro do Funchal, como convidada da organização. Ana Salgueiro (Universidade da Madeira) e a professora Irene Lucília, destacada escritora madeirense formaram a mesa. 23.05.2019

 

Homenageada do mês no Café Literário, sarau comandado pelo Professor e escritor Wellington Soares, na Livraria Anchieta, em Teresina. 10.9.2019 Presença de inúmeros escritores, como Cineas Santos, André Gonçalves, Samaria Andrade, Thiago E., Wellington Soares, Marleide Lins, Dudu Galisa, Carvalho Junior, Raimundo Uchôa Araújo, Isis Baião (Isis Maria Pereira de Azevedo Baião), Hildalene Pinheiro, Carlos Galvão, Paula Selma, Ana Villa, bem como Erica Marinho, proprietária da livraria, mais a presença de familiares Teles Veras: Vilma, Teresinha, Vânia, Edmilson, Efigenia, Davi, Nayra, Raphael, Cleonice, Neulsa, Lena. Na música, GabiGabriela, voz e o violão de Geraldo Brito, nomes assíduos na cena musical teresinense.

“Por Ato decisório nº 181 de 1° de novembro de 2019, do egrégio Conselho Universitário, outorga o título de Doutora Honoris Causa a Dalila Isabel Agrela Teles Veras, em reconhecimento à pesquisa e ao amparo à produção cultural da região do Grande ABC, pela sua representatividade na comunidade literária e pela inestimável contribuição ao movimento para a criação da UFABC”. Cerimônia oficial da outorga em 21.9.2021, no campus Santo André da Universidade Federal do ABNC (adiamento causado pela pandemia).

2022, recebeu o Colar Guilherme de Almeida, honraria concedida pela Câmara Municipal de São Paulo e a Casa Guilherme de Almeida “por sua valiosa contribuição à cultura paulista”.

Em dezembro de 2023, “Escritora homenageada da 6ª. FELISA - Feira Literária de Santo André, promoção conjunta da CoopAcesso, Sindicato dos Bancários de Santo André e Sindicato dos Professores do ABC.

11.5.24 – Escritora homenageada do
Sarau da Fábrica de Cultura


Textos adaptados para o teatro 

 

Recado: monólogo com poemas retirados do livro A Palavraparte, interpretado pelo ator Marcos Lemes, com direção de Paulo Henrique Sarro.

Representado em:

 

- Biblioteca Municipal Mário de Andrade, Capital, SP, 15.04.96, como parte do projeto "Poesia 96", promovido pela Secretaria Municipal de Cultura.

- Alpharrabio Livraria Espaço Cultura, Santo André, SP, 26.11.96.

- Cine-Teatro Carlos Gomes, Santo André, SP.

- Teatro Municipal de Santo André, Santo André, SP.

- Café com Arte, Santo André, SP.

 

A Palavraparte: monólogo com Artur Gomes, a partir de poemas do livro homônimo, com direção de Hamir Haddad. Representado em:

 

- Alpharrabio Livraria Espaço-Cultura, Santo André, SP, 06.07.96.

- Alpharrabio Livraria Espaço-Cultura, Santo André, SP, 17.12.96.

 

DA viagem à LILA, colagem composta por poemas, crônicas, diários e postagens no postagens no facebook de DTV, com o Grupo Ponto de Fiandeiras. Representado: Museu de Santo André, Alpharrabio Livraria e Espaço Cultural e UFABC.


Inéditos 

 

O Trabalho, um olhar poético (poemas, em parceria com a fotógrafa Cibele Aragão)

 Depois que ficar de noite é amanhã (diário poético)

Cartografia afetiva da cidade de São Paulo (textos, fotos e poemas)

Algumas maneiras de morrer no espaço (poemas)


Sites

 

Dalila Teles Veras - http://www.dalila.telesveras.nom.br/

 

Blog pessoal “À Janela dos Dias” -  http://dalilatelesveras.blogspot.com/Alpharrabio Livraria e Editora - http://www.alpharrabio.com.br/

 

Blog Alpharrabio - http://blog.alpharrabio.com.br/

 

Blog “O Lugar Escrito” - http://www.olugarescrito.com.br/

Arquivo Histórico e Cultural do ABC - http://cursos.ufabc.edu.br/digitalplural/arquivo-historico-cultural-do-abc/

 

https://arquivoabc.proec.ufabc.edu.br/

 

Wikipedia - https://pt.wikipedia.org/wiki/Dalila_Teles_Veras



Fortuna Crítica dtv (críticas, resenha, artigos em jornais e revistas literárias)  

 

TANTOS CAMINHOS AINDA POR SEGUIR, Francisco Miguel de Moura, Jornal da Manhã, pg.06, Teresina, PI, 24.07.1983.

 

A ETERNA CURIOSIDADE DE DESCOBRIR O QUE ESTÁ DO OUTRO LADO, Dalila Teles Veras – Uma poetisa madeirense no Brasil, Marina Caldas, Diário de Notícias, Funchal, 6.9.1986, pg.2

 

MADEIRA: do vinho à saudade, Nair Lacerda, A Tribuna, Santos, SP, 11.7.89

 

Em torno de um livro de crônicas, Caio Porfírio Carneiro, Jornal Linguagem Viva, janeiro 2000 (VC)

 

 Poeta Crônica, Fabiano Calixto, Jornal Linguagem Viva, fev. 2001 (VC)

 

Pintura do Cotidiano, Álvaro Alves de Faria, Jornal Rascunho, 104, dez/2008 (RF)

 

A estranheza poética dos fatos no cotidiano em Dalila, Luiz Roberto Alves, Jornal Linguagem Viva, junho de 2013. (EFV)

 

Paixão movida por compromisso, Rubens Shirassu Júnior, Jornal Linguagem Viva, no. 328, dezembro de 2016 (70)

 

Solidões da memória, Fernando Py, Tribuna de Petrópolis, 4.11.2016 (SM)

 

Geografia dos sentidos, Valdomiro Santana, Suplemento Literário de Minas Gerais, Edição no. 1.370, pgs. 12, 13. 14 e 15 - Belo Horizonte, MG, 2017 (SM) 



PALESTRAS PROFERIDAS, OFICINAS/WORKWHOPS

1) “POR QUE POESIA?" – Mesa de encerramento da Semana Livrespaço - SENAC (Com Cláudio Willer e poetas do grupo), junho de 1983, Sto. André

2) "ENCONTRO COM A POESIA DA DALILA TELES VERAS", EEPSG Prof. Esther Medina, agosto de 1983, Sto. André, a convite do prof. Filadelfo de Souza

3) Escola Estadual de Primeiro Grau Prof. Inah de Mello – conversa com estudantes, Expo-In 83 – dezembro 1983, a convite da prof. Therezinha Malta.

4) "ENCONTRO COM OS ALUNOS DO 4º ANO DE LETRAS", do Instituto Senador Flaquer de Ensino Superior, a convite do prof. Antonio Carlos da Costa - 28.3.83, 4.4.83 e 24.10.1983, Sto. André.

5) De agosto de 1983 a novembro de 87, mais de uma centena de encontros e oficinas literárias (projeto poeta-leitor) com o Grupo Livrespaço de Poesia, junto às escolas da rede Estadual e escolas privadas do Município de Santo André e outras cidades.. Toda documentação em poder do Depto. Hist. e Cultural UFABC.

6)  "OS INDEPENDENTES HOJE", (mesa com outros integrantes do Grupo Livrespaço de Poesia "A Literatura Independente", como tema geral. outubro de 1983, Faculdade de Letras da Fundação Santo André, Santo André - SP

7)  "A POESIA COMO REFLEXÃO DE MUNDO", Assembleia Legislativa de Goiás, Goiânia, quando da homenagem recebida pela indicação e acompanhamento no processo da eleição pela UBE / SP, de Cora Coralina ao prêmio Juca Pato, outubro de 1984

8)  "A DEPENDÊNCIA DOS INDEPENDENTES" - Encontro Nacional de Escritores em Goiás -Independência ou Morte?" (mesa com integrantes do Grupo Livrespaço, junho/1985), Goiânia.

9)  "OS DIREITOS DO ESCRITOR E SUA DEFESA ATRAVÉS DE SINDICATOS E ENTIDADES" (debatedora - palestra do Escritor José Louzeiro). Encontro Nacional de Escritores em Goiás, junho/1985.

10) A POESIA COMO EXERCICIO DE LIBERDADE", palestra, II Semana Livrespaço, maio/1986, Auditório Municipal - Sto. André (também co-organização da Semana).

11)  "A POESIA COMO EXERCÍCIO DE LIBERDADE", palestra na Universidade de Ponta Grossa (PR), junho 1986, 2ª. Semana de Cultura Artística

12) "VIDA E OBRA DO ESCRITOR MANUEL BANDEIRA", Biblioteca Manuel Bandeira, S.B.C., 10.4.86

13)  "ENGOLIR O QUE O MERCADO MASTIGA", palestra, III Semana Livrespaço, maio/1987, Auditório Municipal, Sto. André (organização também)

14) "A LITERATURA BRASILEIRA X O BEST-SELLER ESTRANGEIRO", Curso Tradutor e Intérprete do Instituto Coração de Jesus, 6.8.87, Sto. André.

15) "LEITURA X POESIA" - Instituto de Educação ARBOS - Sto. André, 15 e 16.9.87.

16) Palestra (Profissão Escritor) na Semana das Vocações, Instituto Coração de Jesus, Sto. André, 06.10.1987

17) SEMINÁRIO NACIONAL BRASIL: A CULTURA EM QUESTÃO, Batatais, SP – out.1987, coorganização e mediação de mesas de debate (Promovido pela UBE)

18) "A POESIA NA MÚSICA", com Nilce Líbera Casella, Biblioteca Manuel Bandeira, V. Baeta Neves, S.B.C., 10.11.87

19) "NOITE MANUEL BANDEIRA - Depoimentos", com os escritores Jorge Medauar e Paulo Dantas, 25.2.88 - Museu de Literatura – SP

20) “Oficinas de Literatura em Santo André” (relato de caso) palestra no Centro de Estudos Mário de Andrade – Museu da Literatura, Casa Mário de Andrade, 17.5.88

21) "CORA CORALINA: VIDA E OBRA", Museu de Literatura de São Paulo, 1987, Casa Mário de Andrade, SP.

22) "CORA CORALINA: VIDA E OBRA", Biblioteca Municipal de Jales, SP, 25.9.87

23)  “PRODUÇÃO CULTURAL E IDENTIDADE REGIONAL" (debatedora do conferencista Luiz Roberto Alves) - I Simpósio Cultura e Política no ABC – Instituto Metodista de Ensino Superior – São Bernardo do Campo, 13.04.1988

24) Oficina literária e apresentação dramatizada de poesia pelo grupo Livrespaço de Poesia – direção: Dalila Teles Veras, dia 27.4.1988 – Biblioteca Manuel Bandeira SBC

25) "LITERATURA: O OUTRO PODER" – mesa de debates - Semana Livrespaço, maio/1988, Auditório Municipal, Sto. André. (co-organizadora)

26) "A CULTURA E ARTE NO CONTEXTO SOCIAL", II Semana de Arte Luzilandense, julho/1988, Luzilândia - PI

27) Palestra/Oficina Literária para 40 professores no I Seminário Leitura promovido pela 2a. Delegacia de Ensino de Santo André, outubro/1988

28) "A RESISTÊNCIA ATRAVÉS DAS PUBLICAÇÕES INDEPENDENTES", comunicação apresentada durante o I Encontro de Escritores e Jornalistas Madeirenses, Funchal, Madeira, 3.6.89

29) I Encontro de Escritores da Grande São Paulo – SCS, organização Delegacia de Cultura da Secretaria de Estado da Cultura de SP, Julho 1989

30) III Semana de Arte Luzilandense, 23 a 28 julho de 1989, Luzilândia, PI – Palestra e recital.

 

"CORA CORALINA: VIDA E OBRA":

 31) Biblioteca Manuel Bandeira - 17.8.89

32) Biblioteca Guimarães Rosa - 22.8.89

33) EEPG Ramiro Gonçalves Fernandes - SBC 24.8.89

34) EEPG M. Roxo Nobre - 30.8.89, SBC

35) Biblioteca Municipal de Pilar do Sul, SP 19.8.89

36) UBE - Promoção da Academia Bras. de Comunicação, 5.10.89

37) Feira do Livro de Sto. André, outubro 1989

38) Centro Comunitário Jardim Bela Vista – Santo André – 1993

 

39) - I Ciclo de Poesia e Prosa Falada (organização e participação de mesas de debates), UBE, 23 a 30.8.89

40) "A LITERATURA BRASILEIRA E OS BEST-SELLERS ESTRANGEIROS, Faculdade de Tecnologia do IESA. Setembro/1989

41) "OSWALD DE ANDRADE: Vida e Obra", palestra proferida durante a Semana Oswald de Andrade. 8.4.90, Auditório Municipal – Santo André

42) IV SEMANA DE ARTE LUZILANDENSE – 22 A 27 DE JULHO DE 1990 – Luzilândia, PI – participação de mesas e recital.

43) I Congresso de História da Região do ABC – Santo André, comissão org., coordenação de mesa, apresentação de comunicação, 27 a 31.8.90

44) "A LITERATURA NO ABC" – comunicação apresentada no I Congresso de História do ABC, 28.8.90, Museu de Santo André

45) "SENTIR-SE PORTUGUÊS NA DIÁSPORA", Comunicação apresentada no I Encontro de Artistas e Intelectuais Portugueses no Brasil, 26.5.90 - Museu de Literatura de S.P., texto posteriormente publicado na revista Intelectuais e Artistas Portugueses do Brasil, CEAFP - 1992

46) "OSWALD DE ANDRADE: O fascínio antropofágico", EEPSG Dr. Américo Brasiliense, 12.10.90 - Sto. André.

47) ENCONTRO NACIONAL DE ARTE E CULTURA – Cultura e Resistência, Registro, SP, Coordenação (com Gabriel de La Puente – UBE) e mediação de mesas, 6 a 9.9.90

48) "VIDA E OBRA DO POETA MANUEL BANDEIRA", Biblioteca Municipal de Pilar do Sul, SP, 22.9.90 – oficina com os poetas do Livrespaço

49) "LABORATÓRIO DA PAIXÃO", Oficina realizada na Oficina da Palavra (Casa Mário de Andrade), SP, no período de 22.ll. a 12.12.90.

50) "LABORATÓRIO DA PAIXÃO", Oficina realizada na Oficina da Palavra (Casa Mário de Andrade), SP, no período de 22.5.91 a 5.7.91.

51) "A IMPRENSA ALTERNATIVA NO BRASIL COMO RESISTÊNCIA CULTURAL", durante o Colóquio "A Imprensa de Língua Portuguesa no Mundo", realizado conjuntamente com a exposição do mesmo nome, de 3 a 7 de junho de 1991, na sede da UNESCO em Paris, numa iniciativa da Missão Permanente de Portugal junto à UNESCO e do Jornal " O Emigrante", de Lisboa.

52) "POESIA: ALQUIMIA DA PALAVRA" - Oficina realizada com uma turma de 25 alunos do curso de magistério (CEFRAN), na Biblioteca Monteiro Lobato, de 5.8.91 a 30.8.91, seguida de exposição de varal de poesia com poemas produzidos na oficina.

53) "ESCRITORES DO ABC" - Biblioteca Pública Municipal Guimarães Rosa, São Bernardo do campo, 18.10.91.

54) "VIDA E OBRA DE CORA CORALINA" – 10°. Encontro Municipal do Idoso. Auditório Municipal de Santo André, outubro de 1992.

55) SEMINÁRIO CIDADANIA E CULTURA – Fórum Permanente de Debates Culturais – maio 1993 (organização e mediação de mesas). Santo André, SP

56) "O ABC DE COSTAS PARA O MODERNISMO", palestra durante a MOSTRA VISUAL DE POESIA BRASILEIRA - LIVRARIA ALPHARRABIO - STO. ANDRE - 23 DE SETEMBRO DE 1993 (também participou da organização da mostra, com Artur Gomes, idealizador - SESC/Alpharrabio/Livrespaço).

57) "O ESCRITOR NAS BIBLIOTECAS - A Literatura Brasileira na viragem do século". Encontros promovidos pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo - Departamento de Bibliotecas Públicas. Junho a novembro de 1993. (participação com depoimentos em 3 encontros).

58) "O LIVRO E A LEITURA: UMA TRAJETÓRIA DE PAIXÃO". Semana das Profissões, Instituto Coração de Jesus, Sto. André, SP, 5.10.93.

59) Leitura: uma trajetória da paixão, Colégio São Bernardo, São Bernardo do Campo, SP, 13.10.93

60) "DIA DA POESIA" - Palestra no Rotary Club de Santo André Norte,  noTênis Club de Santo André, SP, 23.3.94

61)  "I ENCONTRO DE ESCRITORES DO NORTE DO BRASIL" - 18 A 21 de maio de 1994, Paraupebas - Pará (Discurso de Abertura do encontro, representando a UBE-SP e participação em rodas de debates)

62) III Congresso de História do Grande ABC, São Caetano do Sul, coordenação mesa de debates, 7.6.94

63) "MOSTRA VISUAL DE POESIA BRASILEIRA", Teresina, PI, 30.11 a 10.12.94. Coordenação da Oficina: Laboratório da Paixão.

64) "O LIVRO E A LEITURA: Uma Trajetória da Paixão" - Faculdades Integradas Senador Flaquer, Semana de Letras, Santo André, SP, 06.05.95

65) "JOSÉ MARTI – alguns apontamentos" - Mesa de Debates dentro do Evento VIACUBA 1 A 8 de junho de 1995 - SESC – São Caetano do Sul, SP

66) "SERAFIM PONTE GRANDE, O LIVRO NÃO LIVRO", Comunicação e Debate no evento Retalhos Imortais do SerAfim, no SESC Consolação, SP, (projeto de Artur Gomes), 16 a 21 de outubro de 1995 e 9.11.95

67) POESIA 96 - Evento reunindo mais de 100 poetas de todo o país, promovido pela Secretaria municipal de Cultura de SP na rede de bibliotecas públicas. No encontro de 15.5.96, realizado na Biblioteca Mário de Andrade, a poesia de DTV foi analisada pela Prof. Maria de Lourdes Ruegger Silva. Na ocasião, o ator Marcos Lemes apresentou o espetáculo “Recado”, com roteiro a partir de poemas de DTV.

Dentro do mesmo projeto, no dia 10.5.96, Dalila atuou como crítica da poesia de Cláudio Feldman, na Casa de Cultura do Butantã.

68) INDEPENDENTES E MARGINAIS - Um encontro de publicações culturais alternativas - Série Diálogos, Secretaria Municipal de Cultura - SP - Centro Universitário Maria Antônia (Rua Maria Antônia, 294 - SP) Participação como depoente da mesa Mais Publicações em Atividade, com Carlos Magno (Revista Muito Mais); Rosani Abou Adal (Linguagem Viva); Nelson Sato (Folha de Londrina). 13, 14 e 15.8.96

69) "Para Além do Bojador, Deve haver Mais do que uma Simples Rima" - Comunicação apresentada no II ENCONTRO DE ARTISTAS E INTELECTUAIS PORTUGUESES NO BRASIL E I COLÓQUIO DOS POETAS DE LÍNGUA PORTUGUESA nos dias 9 e 10 de novembro de 1996, no Clube Português, em São Paulo, transcrito e publicado na revista das Comunidades de Língua Portuguesa, nº 10/11

70) A PROPÓSITO DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER - 5.3.97 - Auditório da RECAP ((Refinaria Capuava) Petrobrás, Sto. André. Palestra abordando a mulher na poesia brasileira.

71) ENCONTRO COM OS ALUNOS DO QUARTO ANO DO CURSO DE LETRAS DA FUNDAÇÃO STO. ANDRÉ (Prof. Maria de Lourdes Rueger da Silva) que estudaram o livro A Palavraparte como matéria curricular do primeiro trimestre de 1997. Abril (2 encontros - manhã e noite)

72) II ENCONTRO DOS INTELECTUAIS E ARTISTAS DA DIÁSPORA E II COLÓQUIO DOS POETAS DA LÍNGUA PORTUGUESA - Julho/97 - Arganil - Portugal. Organizado por João Alves das Neves, do Centro de Estudos Americanos Fernando Pessoa. Comunicação: Os poetas que o mar separa, posteriormente publicado na revista das Comunidades de Língua Portuguesa, do CEFP nº 12, 1998

73) PROJETO QUARTA-PAPO - “Leitura e Poesia: Uma trajetória de paixão”. 26.ll.97 - Casa do Olhar e da Palavra - Prefeitura Municipal de Santo André - SP.

74) AS REVISTAS LITERÁRIAS DO MODERNISMO – Semana de Letras – 1998 – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santo André, Fundação Santo André – 26 e 28.8.98

75) PROCESSO DE CRIAÇÃO – Biblioteca Municipal Mário Faria (Posto 6) Santos, juntamente com grupo de Escritores do ABC. 26.6.98

76) O QUE É LITERATURA? – Biblioteca Pública Municipal Cecília Meireles, Mauá, SP, 15.7.98

77) A LITERATURA NO GRANDE ABC – Mesa de debates do V Congresso de História do ABC, Mauá, 27.8.98

78) 1968 - A LITERATURA BRASILEIRA NUM ANO DE GLOBALIZAÇÃO NATURAL, dentro do evento “1968 o ano em que tudo mudou”, Livraria Alpharrabio, Santo André, 8.8.1998

79) UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE A CULTURA NA REGIÃO DO GRANDE ABC, Semana Cultural dos Cursos de Letras e Pedagogia, Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, São Bernardo do Campo, SP 26.10.98

80) CULTURA: ASSUNTO DE MULHER (Mulheres Poetas), dentro do Projeto Raízes Femininas, SESC São Caetano, 24.3.99

81) SANTO ANDRÉ FAZENDO E ACONTECENDO – encontro com os alunos do Instituto Educacional Adonai, 01.04.99, Santo André

82) Encontro com os alunos no SESI, unidade Prefeito Saladino, Santo André, 05.04.99

83) “A CRÔNICA COMO GÊNERO LITERÁRIO” – palestra para os alunos do Colégio ARBOS, Santo André, durante a Feira do Livro daquele colégio. 30.4.99

84) ENCONTRO COM ESCRITOR - BIBLIOTECA DO SESI, Prefeito Saladino 20.5.99

85) I Seminário Aberto de Gestão da Sociedade Regional – junho 1999, IMES – Instituto Municipal de Ensino Superior, São Caetano do Sul, SP – Mesa de debates

86) Encontro com uma classe do 4º ano de Letras da Faculdade de Letras da Fundação Santo André, Prof. Maria de Lourdes Rueguer Silva, que estudou nas férias o livro de DTV, A Palavraparte – pequenas prosas em poemas. Seminário sobre o mesmo. 13.8.99

87) O GRUPO LIVRESPAÇO – RELATO DE EXPERIÊNCIA – Projeto MOSTRA DA PALAVRA – DIADEMA, Centro Cultural Inamar, 13.8.99 (noite)

88) "Aspectos da Cultura Madeirense" - Encontro com alunos do Colégio Luiz de Queiroz, em Piracicaba, convite da Prof. Wilma Gorgulho, alusivo aos 500 anos do Brasil. O encontro é preparatório a uma viagem dos alunos a Portugal. 1.9.1999

89) IDENTIDADE CULTURAL – Diagnóstico e Perspectivas na área de Literatura PALESTRA PARA O GRUPO DE TRABALHO DE IDENTIDADE CULTURAL, Dentro do projeto Cidade Futuro – Auditório Municipal – 06.10.1999

90)  “A criação Literária como Matéria de Memória e Esquecimento” - SEMINÁRIO LITERATURA E MEMÓRIA – Produção da Memória Literária - Secretaria de Cultura de Santo André (Auditório Municipal) - 07.10.99

91) – Integrante do Grupo Coordenador do Projeto Cidade Futuro (gestão municipal de Celso Daniel) Santo André, SP novembro 1999 a 2002, integrante (relatora) do GT Identidade Cultural.

92) BALANÇO LITERÁRIO REGIONAL EM 1999 – com participação do professor e músico Wagner Calmon, dentro do projeto ABC - Literatura, crítica e memória. Casa da Palavra, Santo André, 10.12.1999

93) ENCONTRO DE MULHERES - Casa de Cultura Todas as Artes – Cidade São Jorge, Santo André, A Literatura no ABC, 23.3.2000

94) A Literatura no ABC, Programa ABC Brasil, Canal 45, TV São Caetano /canal 45 UHF, 29.3.2000 – apresentação Glenir Santarnecchi

95) A POESIA MADEIRENSE – Comunicação apresentada no III Encontro Luso-Afro-Brasileiro de Língua Portuguesa – Literaturas e Comunicação Social, Faculdade Cásper Líbero, SP, Capital, em 20 maio 2000. O texto da comunicação, consta dos Anais do referido encontro, publicado em 2 volumes, pela Imprensa Oficial do Estado/Faculdade Cásper Líbero.

96) SEDUZIR PARA A POESIA – A EXPERIÊNCIA DO GRUPO LIVRESPAÇO (1983-1993) – Palestra apresentado no VI Encontro de Intelectuais e Artistas da Diáspora – V Colóquio de Poetas da Língua Portuguesa II Fórum Pessoano, Língua Portuguesa, Promovido pelo Centro de Estudos Fernando Pessoa - Centro Cultural Dragão do Mar – Fortaleza, CE, 2.6.2000

97) VI CONGRESSO DE HISTÓRIA DA REGIÃO DO GRANDE ABC – Rio Grande da Serra, agosto 2000, organização e mediação de mesas.

98) Ler se Aprende Lendo – Debate com a pedagoga Rosângela Zanesco, a Prof. Márcia Tomsica no programa de TV ABC Brasil (apresentação Prof. Daniel Contro) 16.8.2000

99) Colóquio de Macau – promovido pelo Centro de Estudos Americanos Fernando Pessoa, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, 18 de agosto de 2000. Apresentação da comunicação Eu nunca estive em Macau, posteriormente publicada na revista do Centro de Estudos.

100) A Literatura Mora ao Lado – Escritores do ABC, Semana de Letras 2000, Departamento de Letras da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santo André, da Fundação Santo Andre, 23.8.2000

101) A POESIA PUBLICADA – REVISTAS LITERÁRIAS E SEUS POETAS – (A Cigarra, mesa de Debates) SESC Consolação, 9.10.2000 – debatedora

102) A Literatura Mora ao Lado – Roda de Conversa e lançamentos de livros Alpharrabio Edições, com Antonio Possidonio Sampaio, Fabiano Calixto e Tarso de Melo. – 19.10.2000, Biblioteca Olíria de Campos Barros, Diadema

103) PALAVRAPONTOCOM – A diversidade transformadora da palavra (curadoria de Literatura dtv).  novembro 2000 – SESC SCS, com Sarau de Abertura, mais a exposição A Cidade vista por seus Poetas e Cronistas, com textos de 21 autores selecionados por dtv, plotados em todas as paredes disponíveis do edifício SESC: Ademário Augusto de Souza, Alexandre Takara, Antonio Possidonio Sampaio, Aristides Theodoro, Cláudio Feldman, Dalila Teles Veras, Fabiano Calixto, Gilberto Tadeu de Lima, Guilherme Vidotto, Irineu Volpato, Jurema Barreto de Souza, Kleber Mantovani, Luís Alberto de Abreu, Margarete Schiavinatto, Paulo Franco, Semiramis Correa, Tarso de Melo, Valdecirio Teles Veras, Wagner Calmon, Wilma Lima e Zhô Bertholini. 

104) Pessoa Entranhado – Comunicação apresentada no encontro promovido pelo Centro de Estudos Americanos Fernando Pessoa, no dia 25 de novembro de 2000, alusivo aos 65 anos da morte de Fernando Pessoa, realizado no Clube Português, em São Paulo.

105) Oficina de Poesia - Biblioteca Rio Grande da Serra, a convite da Secretaria de Cultura local – 10.3.2001

106) A cidade escrita – Diários, mesa sobre a coleção Imaginário (diários de 1999) publicada pela Alpharrabio Edições. Casa da Palavra, Santo André – 12.3.2001

107) Poesia Madeirense – Elos Clube do Grande ABC – 06.04.2001, Av. Getúlio Vargas, nº 414 – Rudge Ramos SBC.

108) Mesa de Debates “Cultura Regional” IMES – Instituto Municipal de Ensino Superior de SCS, atividade dirigida a mestrandos do curso Gestão de Processos de Comunicação, Cultura e Turismo 8 de abril 2001

109) Colóquios Culturais (VII Encontro do Centro de Estudos Americanos Fernando Pessoa, Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero, 18 a 20 de maio de 2001, comunicação O imaginário do Grande ABC (SP) em forma de diários (texto publicado na Revista Comunidades de Língua Portuguesa no. 16)

110) Participação no Programa ABC Brasil, TV Comunitária, Canal 45, SCS, sob o tema “Como estimular a prática da leitura? com Profas. Mária Tomsic e Maria de Lourdes Ruegger. 11.7.2001

111)  A Literatura mora ao lado – O imaginário cultural na região do ABC, Diários. Biblioteca Pública Municipal Cecília Meireles, Sto. André, 15.8.2001

112) A crise da leitura no Brasil, palestra na EE Profa. Therezinha Sartori (Viscondão), Mauá, 24.8.2001

113) Participação no debate Como estimular a prática da leitura nas crianças, TV Comunitária Canal 45 SCS com Sueli de Oliveira Rocha, Assessora Pedagógica do Leia Brasil no Estado de SP, Paulo Condini, Escritor. 24.10.2001

114) POR QUE ESCREVO? (A CIDADE ESCRITA – AS RAZÕES DA PALAVRA) Casa da Palavra, Sto. André, 7 de novembro de 2001 (com Cláudio Willer, coordenação de Tarso de Melo) dentro do projeto A Literatura Mora ao Lado, em parceria com a Alpharrabio Livraria.

115) Mesa redonda: A literatura do Grande ABC – criação, produção e pesquisa – 1ª. Jornada de Literatura, integrando a I Jornada Iniciação Científica e 3° Seminário de Extensão, 5 a 7 novembro de 2001, Universidade Metodista de SP. (consultoria e mesa redonda).

116) A CRÔNICA – Processo de criação – Crônicas, mesa com Wagner Calmon, dentro da I Jornada da Literatura do ABC, Universidade Metodista – SBC, em 22.11.2001

117) Palestra para 60 alunos da Faculdade da Terceira Fase da Vida, na UNI-A, em Santo André, a convite da Vera, Bibliotecária 11.12.2001

118) Participação no debate na TVA – programa ABC Brasil (Canal 45 SCS) “A Preservação da Língua Portuguesa” com a Prof. Carla Cristina Arruda, Vilma Lemos, IMES, e Claudia Regina Faggi. 19.12.01

119) PLATAFORMA ABC – Mostra de Artes, Evento arte e cultura do ABC nas expressões Cartuns, Música, Teatro, Literatura, Performance, com artistas das 7 cidades. Curadoria e consultoria de Literatura, participação de debate - 16 de jan. a 01 de março de 2002 SESC São Caetano. Escritores participantes: Irineu Volpato e Rosana Chrispim, SBC; Dalila Teles Veras, Tarso de Melo, Fabiano Calixto, Jurema Barreto de Souza, Zhô Bertholini, João Antonio Silva Sampaio, Sto. André; Margarete Schiavinatto e Gilberto Tadeu de Lima, SCS; José Geraldo Neres, Diadema; Paulo Franco, RGS, Guilherme Vidotto, Mauá.

120) Cultura Regional, Debate com mestrandos de Gestão de Processos de Comunicação, Cultura e Turismo, coordenação Prof. Dr. Roberto Elísio dos Santos, abril 2002 IMES – Instituto Municipal de Ensino Superior de São Cetano do Sul – Centro Universitário Municipal de São Caetano do Sul.

121) I Semana do Editor. Palestra Ser Editor e poeta no Grande ABC... uma contradição?, para os alunos do Curso de Produção Editorial da FAENAC (SCS), a convite de Zé Elias, aluno do curso. Fui recebida pelo Reitor Walmor Bolan. 22.4.2002

122)  VII Congresso de História do Grande ABC – matas, águas, trilhas: caminhos do ABC – RGS, 22 a 27 julho de 2002, Comissão organizadora e mediação de mesas

123) Palestra na Semana de Letras da UNIABC, a convite do prof. Sérgio Simka 25.09.2002

124) Palestra na Feira do Livro de Mauá, com a presença de uma classe de alunos do terceiro ano do segundo grau, levados por uma Professora de Ribeirão Pires. 23.10.2002

125) Relatora na Conferência do Projeto Cidade Futuro – GT Identidade Cultural, 29.10.2002

126) Palestra para alunos da 3ª. Idade sob o tema Literatura Brasileira no Centro Universitário de Santo André, novembro 2002

127) PLATAFORMA ABC – MOSTRA DE ARTES – SESC SCS, Música, Dança, Literatura, Fotografia, Teatro, Vídeo, de 18 de março a 13 de abril de 2003. Curadoria de Literatura

128) Verso e Prosa no Café, palestra sobre a origem do café e o café na poesia brasileira, com Wagner Calmon ao violão (canções com temática sobre café), inauguração do espaço Estação Café, SESC SCS, 17.6.2003

129) Mesa de debates Projetos Editoriais e Jornalismo Literário alternativos (com Álvaro Alves de Faria, Raimundo Gadelha e José Eduardo Mendes de Camargo) no II Encontro Estadual de Escritores em Dois Córregos, SP, parceria UBE e Usina de Sonhos - 17 agosto 2003

130) Mesa de debates Espaço da Diversidade e da Integração, no Seminário Regional de Cultura do ABC, realização do Coletivo de Cultura do Grande ABC, Consórcio Intermunicipal Grande ABC, coord. Julio Mendonça e participação dos profs. Luiz Roberto Alves e Dilma de Melo Silva. 22.8.2003

131) A Palavra em Movimento, Mesa de debates com Raimundo Gadelha, Ed. Escrituras, SP, Joca Terron. No 7º Encontro Regional de Escritores (26 a 28.09.2003 – Rio Claro, SP

132) Relatora do trabalho produzido pelo Grupo de Trabalho Identidade Cultural, do Projeto Cidade Futuro, no Seminário Identidade Cultural, Prefeitura Municipal de Santo André, 29.10.2002

133) Discurso Proferido por ocasião do Título de Cidadã Honorária Andreense, outorgado, Câmara Municipal de Santo André, 17 de março de 2004

134)  Um olhar sobre a cidade, I Seminário da Cátedra Prefeito Celso Daniel de Gestão de Cidades - Conhecimento e participação na construção da cidade. Universidade Metodista de SP, 14.04.2004

135) Apresentação e saudação ao escritor Carlos Heitor Cony, antecedendo sua palestra na Casa da Palavra. 16.04.2003

136) "A poesia da insularidade – brevíssima notícia e alguns poemas”, palestra proferida no Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, em dia de homenagem à Ilha da Madeira, 5.6.2004

137) Participação do programa ABC Brasil, Canal 45 de televisão UHF, SCS, com Tarso de Melo, sobre História da Produção Cultural do ABC, mediador Glenir Santarnecchi, 29.7.2004

138) A Literatura Mora ao Lado – Breve Panorama sobre a literatura no ABC no encerramento da Semana de Letras da Fundação Santo André. 3.9.2005

139) Razões da Palavra - Curso de Letras – Palestra, Faculdade SBC, 22.9.04

140) Depoimento sobre a trajetória literária no projeto Ler e Falar Poesia, coordenado por Zhô Bertholini e Jurema Barreto de Souza, Casa da Palavra, Sto. André, 2.4.2005

141) Depoimento sobre o fazer poético no SESC Itaquera, 12.06.2005

142) Encontro com a escritora Dalila Teles Veras, Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira, Diadema, 25.11.2005

143) Palestra A literatura mora ao lado: breve comentário sobre a produção literária na região do ABC, Semana de Letras 2005, Curso de Letras da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Centro Universitário Fundação Santo André, 03.9.2005

144) Participação mesa redonda Memória e Representação com a comunicação “Algumas reflexões sobre a questão das relações entre literatura e memória” no IX Encontro de Letras da Faculdade de São Bernardo do Campo, III Jornada de Produção Científica – I Simpósio de Estudos da memória “Memória & Representação” - 25.10.2005 (prof. dra. Sonia Melchiori Galvão Gatto).

145) ABC das Lutas Literárias, Restaurante Babby Beef, Santo André, reunião do Rotary, presidido pelo advogado Rui Mota e Costa, 19.9.2006

146) 1ª. Mostra Internacional de Literatura – Poesia & Prosa, Diadema, 17 a 30 novembro de 2006 sobre Oswald de Andrade, com Ademário Augusto e Hamilton Faria, 27.11.2006

147) Encontro (Conversa sobre Poesia) com alunos do ciclo médio da Prof. Alessandra, no Colégio Termomecânica Salvador Arena 2007, primeiro semestre, 14.05.2007

148) 9º Congresso de História do Grande ABC, SBC, comissão organizadora, Coordenação dos “Espaços de Diálogo”, participante da Mesa Gestão de Cultura e Ação Cultural. 22 a 26.5.2007

149) Palestra na Casa Cultural Todas as Artes, na Cidade São Jorge, Santo André, Semana de Língua Portuguesa. 23.10.2007

150) Diálogos entre cultura popular e contemporânea – Mesa de Debates com Toninho Macedo (Abaçaí), Nelson Triunfo (Hip Hop), Marcelo Manzatti (pesquisador, e Pablo Nabarret Bastos, (pesquisador) - I Jornada ABCDMAIOR de ações culturais – 15 a 17 de novembro de 2007

151) Colóquio 400 Anos de Padre Antônio Vieira, Imperador da Língua Portuguesa e Encontro dos Intelectuais portugueses da diáspora. Participação com a comunicação:”,  22 a 24.4.2008

152) IV SIEC – Seminário Integrado de Educação e Cultura, Mauá, III Jornada Literária. Teatro Municipal de Mauá, Reunião aberta do GT de Cultura do Consórcio Intermunicipal Grande ABC (histórico da formação do GT). 20.8.2008

153) Mesa de debates com a artista plástica coordenadora do projeto Dulcinéia Catadora, Lúcia Rosa, dentro do ciclo É assim que se fala – a cidade e a cidadania pedem a palavra (coord. Tarso de Melo), Casa da Palavra, Santo André, 17.7.2008

154) Palestra Da Poeta e da Poesia: minhas inquietações - palestra proferida na Semana de Letras da Fundação Santo André - FAFIL - Proferida nos dias 22 e 23.8.2008, na Semana de Letras 2008 da Fundação Santo André, SP

155) A Literatura no ABC, palestra para educadores no programa de Ação Educativa e Cultural do Museu de Santo André, 10.9.2008, a propósito da exposição e celebração dos 25 anos Grupo Livrespaço de Poesia.

156) 2ª. JORNADA CIDADÃ – Refazendo o ABCD, promoção do jornal ABCDMaior, 15.11.2008, SESI Santo André. Participação na roda de conversa sobre o tema: Cultura Participativa, com Christian Piana e outros.

157) Seminário Integrado de Política Pública Integrada: o desafio da cultura, dos segmentos sociais vulneráveis e do governo compartilhado. – UMESP, 29.11.2008 (com Julio Mendonça, mediação de Dalmo de Oliveira Souza e Silva).

158) I Seminário Universidade, Cultura e Sociedade, Universidade Municipal de SCS, mesa com Joaquim Celso Freire (pró-reitor de Extensão USCS), Adriana Sampaio (secretária de cultura SCS), Marcelo Dino Fraccaro (MINC) e Célio Turino (MINC) 27.4.2009

159) A relação do poeta com a Cidade - Palestra Proferida no Museu de Santo André Dr. Octaviano A. Gaiarsa, dia 16.04.2009

160) MUNDO LIVRO (projeto coordenado por Tarso de Melo) Depoimento pessoal influência de Fernando Pessoa. Biblioteca Monteiro Lobato SBC 20.6.2009

161) TANTAS LETRAS!  Projeto coordenado por Tarso de Melo, palestras, lançamento de revista, cursos de criação em poesia, prosa e crítica literária, Secretaria Cultura SBC – Oficina de poesia -  07.08.2009, Biblioteca Monteiro Lobato - SBC

162) O livro e a poesia: uma trajetória da paixão, Palestra no III Seminário de Literatura LER E ESCREVER: UM GRANDE PRAZER, promovida pelo Centro de Formação de Professores – Sto. André, 09.9.2009

163) Práticas de Difusão e Incentivo à Leitura e à Criação Literária, Núcleo Estratégico Cultura do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, 06.10.2009 Fala: Grupo Livrespaço de Poesia.

164) Pessoa e Saramago – A palavra (re)veladora Abertura do Evento Saramago & Pessoa – Para ver o invisível, na Universidade São Caetano do Sul, promovido pelo SESC SCS, dividindo com Danilo dos Santos Miranda, ger. geral do SESC   17.9.2010

165) Saramago, a Poética do Humano, Semana de Ciências Sociais da Fundação Santo André, 28.10.2010

166) Fomento do livro e leitura à produção literária no Grande ABCD, mesa com Tarso de Melo, no Festival do Livro e Leitura de Diadema. 24.3.2011

167) Santo André: a Invenção da Cidade, 07.07.2011, Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa.

168) III Encontro de Teatro de Mauá, - A Natureza do Homem, Mesa: Formas Alternativas de divulgação e publicação literária, com Jurema Barreto de Souza e Edson Camargo, 22.9.2011

169) Trajetória Literária, mesa com Maria Valéria Rezende, I Salão do Livro de Suzano, SP, 17.4.2012

170) Workshop A literatura como ofício, parte integrante da 8ª. edição do evento Universidade Aberta, projeto de extensão universitária, com o tema geral: Aluísio de Azevedo: A Arte de Sobreviver ou Sobre viver, Universidade Municipal de SCS, 1 a 5 outubro de 2013.

171) ENCONTRO DA DIVERSIDADE CULTURAL DO ABC – Iniciativa do Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC, Realização SESC S. André, UFABC, através da PROEX – Pró-Reitoria de Extensão. 21 a 23 de novembro de 2013. Organização e palestra: Relato de experiência Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC e Movimento Cultura Livre.

172) Economia Criativa, mesa integrante do IV Seminário Universidade, Cultura e Sociedade, promovido pelo Núcleo de Ação Cultural da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, USCS, 20 de março de 2014, participação.

173) Encontro com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Professora Miquelina Pedro Magnani, Parque Andreense, Santo André – Rodovia Índio Tibiriçá (A convite da prof. Maria Buesa) 07.05.2014

174) Atuação Cultural, política e coletiva – redimensionando a memória, com Neri Silvestre, mediação de Roberto Marcolin Garcia, Museu de Santo André, dentro do projeto Alinhavando pontos da Memória Andreense, do Grupo Pontos de Fiandeiras, 16.7.2014

175) III COPEX - Congresso Paulista de Extensão Universitária e CONEXÃO - I Congresso de Extensão Universitária UFABC, no Campus Sto. André da UFABC.  Mediação da mesa Divulgação Científica, Literatura e Contação de Histórias, com as Profas. Dra. Ana Maria Dietrich, Dra. Kiusam de Oliveira e escritora Simone Alves Pedersen. maio 2015

176) Pronunciamento na Audiência Pública, sobre a Preservação e a Melhoria dos Espaços e das Políticas Culturais da Cidade, Discurso em defesa do MAP – Museu de Arte Popular de Diadema, 14.7.2015, Câmara Municipal de Diadema

177) Os Congressos de História do Grande ABC e as Tarefas da Poesia, conferência de abertura do 13º Congresso de História do Grande ABC, 23.09.2015, Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP/Uniesp), Ribeirão Pires, SP (primeira vez que essa tradicional palestra de abertura é proferida por uma pesquisadora espontânea, não acadêmica).

178) Seminário Comida, Educação e Arte, UMESP 11.11.15, SBC.  Mesa com participação de Sueli Moraes, Maria Inês e Dalila T. Veras.

179) Palestra O escritor e sua obra: relatos de experiência, dentro do ciclo “O Escritor e suas Veredas” (trajetória literária pessoal) SESC Santo André, 18.11.15

180) 2º FLIÁGUAS (FESTIVAL LITERÁRIO DAS ÁGUAS, Luzilândia, PI - 25 a 28 de novembro de 2015. Mesa: Poesia: Uma questão social e de cidadania, com Demétrios Galvão e Rubervam du Nascimento

181) Identidade e Memória: um depoimento no grupo IPLURES – Grupo de Pesquisa de Identidades Plurais e Representações Simbólicas, da UFABC, coordenado pela prof. dra. Ana Keila Mosca Pinezi, 17.3.2016

182) XIV SEPPI – Seminário de Políticas Integradas, USCS, UMESP, UFABC, realizado no Campus USCS Centro, SCS. Debate: Qualidade dos Serviços Públicos – Saúde, Cultura, Educação, Esportes na vida das pessoas. Mesa com Profa. Dra. Vânia Barbosa do Nascimento, Chefe do Depto. de Saúde Coletividade da Faculdade de Medicina do ABC, Prof. Ms. Diana Maria de Moraes, Coordenadora do GT Educação do Consórcio Intermunicipal do ABC, Prof. Walter Figueira Jr. Assessor da Secretaria de Esportes do Munic. de SCS. e Dalila Teles Veras sobre cultura na região. 8.6.2016

183) Palestra A Voz da Memória, na abertura do projeto Geografia da Voz, com mediação da escrutira Susana Ventura. SESC São Caetano do Sul, 20.10.2016

184) Emigração, Memória e as tarefas da poesia - Palestra no Colóquio Mobilidades Madeirenses, promovido pelo Centro de Estudos História do Atlântico, no Funchal, Madeira, 10.11.2016.

185) Estranhos Estrangeiros – Mesa com Marcelo Maluf, Carola Saavedra, Marcelino Freire, mediados por Leonardo Tonus, da Universidade Sorbonne, Paris, organizador do projeto MIGRA. Biblioteca Pública Monteiro Lobato, SBC. 7.8.2017

186) 45º Sarau Lapada Poética (coletivo Tantas Letras), Bar Ferradura – Acervo Cultural Agostinho dos Santos. Conversa sobre trajetória e processo de criação dos últimos livros, como “poeta convidada”. 19.8.2017

187) Mulheres que leem Mulheres – encerramento do projeto (curadoria de Penélope Martins). Fala sobre a coleção PerVersas e a “invisibilidade” da literatura feita por mulheres. SESC São Caetano, 29.9.2017

188) Participações no XIV Congresso de História e Estudos Culturais do Grande ABC sob o tema geral: O Grande ABC que o ABC desconhece, em Rio Grande da Serra. Mesa com o Prof. José de Souza Martins e José Armando Pereira da Silva, O ABC no imaginário artístico e literário regional. Em outro momento, Apresentação/homenagem ao prof. José de Souza Martins, na abertura. Roda de conversa com membros do GIPEM. 10 e 12 de novembro de 2017.

189) Encontro com alunos do Prof. Bastos, FAINAM – Faculdade Interação Americana, sobre o livro A Mulher antiga e mais outras autoras da coleção PerVersas (Deise e Conceição). Os alunos produziram um dossiê com suas leituras críticas. (data? 2017? )

190) 49º Sarau Lapada Poética (Bar Ferradura, SBC). As poetas da coleção PerVersas são as convidadas. (Conceição, Deise, Lenir, Maninha e Dalila). Conversa sobre a coleção e sobre poesia em geral. 16.12.2017

191) Minha pátria é minha língua - Colégio Termomecânica (no teatro, para 600 alunos do ensino médio. 11.4.2018

192) Mesa de Abertura formal do Arquivo Histórico-Cultural do ABC: Construção e Preservação Documental: Histórias em Disputas no Campus da UFABC SBC. Com Prof. Suzana Lopes Ribeiro (Universidade Taubaté), Prof. Andrea Paula (UFABC) e Caroline Silvério, coordenadora do projeto. 23.3.2018

193) Depoimento durante concerto em homenagem ao Maestro Flávio Florence, organizado pelo maestro Roberto Ondei (seu discípulo e atual regente do Coro da Cidade) e alguns membros do Coro da Cidade de Santo André, através da Associação Coro da Cidade de Santo André, como Márcia Miashiro. Catedral do Carmo, Santo André, 23.9.2018

194) II ENCONTRO NACIONAL Mulherio das Letras – Guarujá (lançamento coleção PerVersas e participação em debates, rodas de conversa e assembleia final - redação colaborativa da Carta do Guarujá). Integrou o grupo de redação. 1, 2, 3 e 4.11.2018

195) A convite da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, da UFABC, mediação de roda de conversa com escritores participantes do I Festival Literário UFABC, 23.4.2019. Sugestão e rascunho aprovado por unanimidade, de carta do Encontro, dirigida à PROEC, organizadora, com relato da roda de conversa, recomendando sua continuidade.

196) Mesa de Debates na Universidade da Madeira, organizada por alunos do curso de Mestrado em Gestão Cultural (Pedro Almeida do Vale e Helena Moniz Sousa, nas celebrações dos 30 anos daquela Universidade, supervisão/orientação da Professora Doutora Teresa Nascimento. Funchal 03.06.2019. Paralelamente, exposição no Colégio dos Jesuítas sobre vinte escritores e poetas madeirenses dos últimos 30 anos (dtv inclusa)

197) Palestra Experiências transformadoras de Extensão e Cultura, no V Congresso de Extensão Universitária da UFABC, Campus SBC. 07.06.2019

198) Alpharrabio. Equipe PROEC – UFABC, liderada por Caroline Silverio e Andrea Paula dos Santos Kamienski, mais estagiários. Encontro promovido pelo Arquivo Histórico-cultural do ABC/Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC: Preservação da Memória: A pedra de Toque da história cultural. Convidados “oficialmente” pela Universidade: Júlio Mendonça, Luiz Roberto Alves, Simone Zárate, Neusa Borges, membros fundadores do Fórum. Além desses, estava também presente Marcelo Dino Faccaro, que não foi fundador, mas também membro atuante do Fórum, Valdecirio e Luzia Maninha, igualmente. Suzana Cecília Kleeb e Jorge Magyar.  Presentes, o Pró-Reitor de Extensão e Cultura, prof. dr. Leonardo José Steil. 18.10.2019

ATIVIDADES VIRTUAIS NA PANDEMIA - PALESTRAS E PARTICIPAÇÕES EM REUNIÕES INSTITUCIONAIS – 2020/2021

 

2020

 

199) 22.03.2020 – Primeiro Sábados PerVersos  

Por motivos óbvios tivemos que interromper os encontros presenciais, mas para manter a animação e o clima da poesia, partindo de uma ideia inicial do amigo Paulo Dantas.

200) 23.05.2020 - Sábados PerVersos (virtual) informal, do qual falei de Olga Savari, falecida por estes dias de sua poesia, do trabalho de tradutora e organização de antologias, como Antologia da nova poesia brasileira, 1992. Um Sábado PerVersos, mas sem o rigor dos anteriores.

201) 03.06.2020 - III sessão ordinária do Comitê de Extensão e Cultura, pela primeira vez de forma remota

202) 06.06.2020 - Segunda reunião virtual (oficial) dos Sábados PerVersos

203) 18.07.2020 - Dia de “laive” com PerVersas, desta vez mais alargado, com Deise, Conceição, Lenir, Rosana, Ciça, Cecília, Lauro, Isa, de Portugal, daqui de casa, eu, Valdecirio, Maninha e Isabela

204) 27.07.2020 - “laive” (prefiro “conversa virtual” ou entrevista) com Claudinei Vieira, poeta e editor da Desconcertos Editora, responsável pelo canal do mesmo nome no Youtube.

205) 01.08.2020 - Sábados PerVersos on line, coordenado por Nathaly, de Mauá que enviou o conto “Os desastres de Sofia” de Clarice Lispector.

206) 17.8.2020 - A convite de Carlos André, do Canal Clóe, episódio gravado, o 14º da série, sobre minha obra e trajetória.

207) 19.08.2020 - Olga De Favari, levou ao ar o podcast especial do seu canal “Um poema para”, celebrando o 100º episódio (cem dias), com um tempo bem mais alargado do que o costumeiro, fala sobre Fernando Pessoa.

208) 21.08.2020 – “mesa virtual” sobre Antonio Possidonio Sampaio, em memória, integrando a semana municipal de literatura Santo André, coordenada por Leonardo Campos, comigo e Ademir Medice. O evento é “patrocinado” pelo mandato do vereador Alemão Duarte que também participou do debate.

209) 06.09.2020 - Roda de conversa “Mulheres editoras, livreiras, divulgadoras de outras mulheres, revistas digitais e projetos de leitura”, inserida na programação do II Encontro Mulherio das Letras Baixada Santista – SP. com Chris Herrmann, Divanize Carbonieri, Clara Szifer, Leida Reis, Sil Schmidt e, como mediadoras, Eunice Tomé e Vanessa Ratton, organizadora do Encontro.

210) 26.09.2020 - Mesa de debates “A poesia escrita por mulheres: coletivos e publicações independentes no Brasil” dentro do II Encontro Mulherio das Letras Portugal, com a coordenação geral de Adriana Mayrinck, brasileira radicada em Portugal. Participantes: Brenda Marques Pena, Cátia Luciana Pereira (Catita) e Eliane Potiguara (Primeira escritora dos povos originários a publicar livros, atuante no RJ).

211) 03.10.2020 - Encontro mensal de Sábados PerVersos – a poesia em questão, via meet-google. Coordenação: Conceição Bastos, coordenadora, enviou como “tarefa de casa” um link para um vídeo da filósofa, professora midiática Viviane Mosé. A proposta geral: “alguns olhares e a linguagem: leituras aleatórias um breve olhar sobre alguns aspectos da linguagem. alguns olhares expressos em alguns textos: olhares ideais; olhares deslocados. poesia e prosa”.

212) 11.10.2020 - Roda de conversa do Encontro do Mulherio RS: “Escrever: escolhas e renúncias de autoras”. Mulheres, algumas muito jovens e incríveis.

2013) 22.10.2020 - IV ENCONTRO NACIONAL DO MULHERIO DAS LETRAS, sob responsabilidade do Mulherio das Letras, RS.  Encerramento: "Roda das rodas: Mulherio do Amanhã" e "Sarau da ReVolta".

214) 04.11.2020 - Pela segunda vez, participação no Sarau das Ideias, coordenado por Pedro, a convite do Joaquim Celso e do próprio Antonio Carlos Pedro. Acrescido hoje de César Magalhães Borges. Outros: Will Feitosa Jr, de Teresina, PI, Tadeu Marcato, Alaercio Alá, Pit Henrique.

215) 05.11.2020 - “Cultura na UFABC – Práticas Culturais que transformam”. Mesa de encerramento do CONEXÃO – VI Congresso da Extensão Universitária da UFABC, o primeiro feito à distância. Mediada pela prof. Christine Koehler Zanella, docente da UFABC, com duas discentes (Márcia de Oliveira Lúpia e Giovana Matos da Costa), que realizam ações literárias na UFABC, apenas Márcia participou, pois a Giovana logo no início, perdeu a conexão e não conseguiu entrar).

216) novembro 06, sexta - Apresentação do livro “EM CONTRAMÃO”, editora Palimage, Portugal, do poeta brasileiro Álvaro Alves de Faria e o desenhista/pintor Rui Cavaleiro. Participantes de Portugal, Espanha, Itália e Brasil: Prof. Graça Capinha (de Coimbra), Victor Oliveira Mateus, crítico português, autor do prefácio, os tradutores do livro para o espanhol e coordenador/editora que pouco sabia das artes virtuais e se atrapalhou todo. Recebi o pdf do livro. 

217) 07.11.2020 - Sábados PerVersos virtual. Coordenação da Ciça Leça. Ciça foi feliz na escolha dos poemas que suscitou bastante discussão, com um número significativo de pessoas (acredito que umas 12 ou 13). Maninha, eu, Deise, Conceição, Rosana, Melissa, Andrea Paula, Isa Ferreira, Nathaly, Márcia, Diogo e Aye.

218) 09.11.2020 - Reunião com as articuladoras do grupo Nacional do Mulherio das Letras, bastante interessante.

219) 10.11.2020 - Entrevista à equipe de comunicação do Consórcio Intermunicipal do ABC, com depoimento sobre a minha participação no I Congresso de História do ABC, em 1990, bem como sobre os treze Congressos que vieram depois.

220) 02.12.2020 - Reunião remota (a última do ano) do CEC – Comitê de extensão e cultura da PROEC – UFABC. Pauta longa, que demandaria um pouco mais de discussão, mas as pessoas me parecem cansadas (tanto quanto eu) e o vice-pró-reitor assumiu a coordenação porque o pró-reitor Leonardo Steil saiu em férias.

221) 02.12.2020 (noite) - Sarau das Ideias, hoje com muita gente, ou melhor, todos homens; mulheres, apenas eu e a Glac Coura. Só sei que esqueci do cansaço por um bom tempo e fiquei com eles até quase 11h. Funciona assim, numa rodada que abre a fala para um dos participantes ler um poema autoral, e abrir para análise e comentários dos demais.

222) 05.12.2020 - Sábados PerVersos – a poesia em questão, com a coordenação dupla de Aye e Diogo. Esta foi a proposta do encontro: DESLIMITES DA LINGUAGEM

223) 12.12.2020 - Inauguramos o canal do Alpharrabio, no Youtube, apresentando o livro “Bicha” de Marcos Lemes. Mediei a conversa como “provocadora”.

224) 18.12.2020 - A convite de Violante Saramago Matos, gravei uma conversa no programa Mulheres com Palavra, realizado no Funchal, do qual participam 4 mulheres admiráveis: além da própria Violante, a prof. Luísa Paolinelli, Cátia Pestana (jornalista, apresentadora)

 

2021

225) 13.01.2021 – entrevistada por Adélia Nicolete, dentro de um projeto que se propõe a leitura e, claro, a discussão, baseadas em aspectos do livro um teto todo seu de Virginia Woolf.

226) 19.01.2021 - Reunião virtual com as articuladoras de todos os grupos de Mulherio das letras, regionais, no Brasil e exterior. Diálogo bastante tenso mas acabou sendo conciliadora.

227) 20.01.2021 – gravação virtual de entrevista a Celina Lerner, pesquisadora da UFABC, documentarista, que faz parte de um projeto contemplado no edital da Lei Aldir Blanc emergencial para a cultura. “Em linhas gerais, a ideia é ouvir os artistas da cidade sobre esse período de pandemia transformando num documentário”.

228) 20.01.2021 - Sarau das Ideias, mas não estou com o mesmo entusiasmo de antes. Rubens Cunha, professor, residente em Salvador, Tadeu Marcatto, Araraquara, Tadeu Di Pietro, ator, Will Feitosa Jr, jovem poeta (haicaista) piauiense, Henrique Pitt, haicaista, Florianópolis, Fabiano Fernandes e Celso Alencar, São Paulo, além do Antonio Carlos Pedro, coordenador e Joaquim Celso Freire. Glac Coura e eu, únicas mulheres. 

229) 30.01.2021 - Estreia do Canal Alpharrabio no Youtube para falar da coletânea Dias Distantes. Dos 23 participantes do livro, 20 estavam presentes e desses, 3 não quiseram falar (Constança, Maninha e Isabela). Ausentes, Tarso de Melo e Adélia Nicolete. A conversa durou 2 horas e vinte minutos.

230) 06.02.21 - Primeiro Sábados PerVersos do ano, sob a coordenação de Márcia Plana que trouxe o tema “Os perceptos e afectos atravessam em estado poético João Cabral de Melo Neto e Tarso de Melo”. Colocou na discussão os poemas Rios Sem discurso, de J.C.de M. Neto, e Coisas, de Tarso de Melo e As Coisas de Arnaldo Antunes. Trouxe também um excerto de texto de Giles Deleuze.

231) 16.02.2021 - Laive com o poeta Paulo Dantas, com a participação de Rosana Chrispim e Tarso de Melo. Na pauta o novo livro de Paulo, Folheto, Alpharrabio Edições, 2021.

232) 25.02.2021 - REVISTARIA - primeiro dos 7 encontros online, canal SESC Ipiranga no Youtube. Mediadora da mesa com os convidados Leila Miccolis, Ademir Assunção (que entrou no lugar de Carlito Azevedo) e Ademir Demarchi.

233) 02.03.2021 – Reunião remota com o pequeno “grupo rebelde” do Mulherio (Mulherio Raiz), hoje com a presença de Carla Alves e Jeanne Araujo do RN, Giovana Damaceno, de Volta Redonda, RJ, Marília Kubota, Curitiba e Henriette, Effenberg, de Bragança Paulista, SP, e eu. A pauta é a organização das ações do Mulherio, através das redes sociais sobre o mês das lutas das mulheres.

234) 03.03.2021 - Saraus das ideias, das 20,30h às 23h. 10 pessoas participantes, novamente apenas duas mulheres, eu e Glac Coura.

235) 06.02.2021 - Sábados PerVersos, virtual, sem falhar nenhum mês. Conceição falou de suas leituras (Elena Ferrante) e passou a palavra para os demais. Todos pareciam exaustos

236) 09.03.2021 - Laive/entrevista com a Prof. Eurídice Figueiredo, autora do livro Por uma crítica Feminista: leituras transversais de escritoras brasileiras (Editora Zouk), 2020, pelo canal Mulherio das Letras, no Youtube. Verdadeira aula sobre literatura de mulheres.

237) 31.03.2021 - Sarau das Ideias, sob coordenação de Antonio Carlos Pedro (Instituto Iddea) e Joaquim Celso Freire. Estavam presentes, além dos dois, Tadeu Marcato (Araraquara), Will Feitosa Jr. (Teresina, PI), Rubens da Cunha (Salvador, BA), Celso Alencar (SP), Glac Coura (B.Horizonte – MG); Henrique Pitt, (Navegantes, SC), 9 ao todo. A pauta foi a discussão de uma coletânea dos participantes do Sarau (entre 11 a 13). Chancela Alpharrabio? Topei.

238) 03.04.2021 - Sábados PerVersos virtual, às 17h. Ciça Lessa conduziu a reunião. A sugestão é compartilhar leituras. 20 participantes: Ciça, Rosana, Isa Ferreira, Andrea Paula, Conceição Bastos, Lenir Visconti, Deise Assumpção, Diogo Cardoso, Aye Lén, Tarso de Melo, Adélia Nicolete, Mireille Lerner,  Isa Ferreira, Melissa Soares, Márcia Plana, Nathaly Felipe, Valdecirio, Maninha, Isabela e eu. As falas sobre livros lidos foram de: Lenir, Isa Ferreira, Adélia, Andrea, Tarso, Maninha, Márcia Plana e Conceição também se pronunciaram.

239) 14.04.2021 – Participação do Sarau das Ideias, hoje com o acréscimo de dois novos membros convidados, o amigo Cesar Augusto Carvalho (SP) e Antonio Carlos Floriano, de Sta. Catarina.

240) 15.04.2021 - Participei da laive de lançamento do livro Coisas e não coisas do amigo Joaquim Celso Freire. Presença dos filhos, Thiago e Luisa, autora da capa do livro. O livro foi editado pela Loope.

241) 23.04.2021 – Celebração Dia Mundial do Livro.  Deise Assumpção, Conceição Bastos, Rosana Chrispim, Paulo Dantas, Marcos Lemes, Tarso de Melo,  Maninha, como sempre, preferiu os bastidores. Isabela, a dona da ideia, na contrarregra.  Das 20,30 às 22,20h.

242) 28.04.2021 - II Assembleia ordinária do CEC – Comitê de Extensão e Cultura da Pró-Reitoria de Extensão, UFABC, como membro da comunidade externa, com mandato vencido no último dia 26. Mais uma vez reconduzida. Notícia de uma extensa programação comemorativa dos 15 anos da UFABC, dentro da qual está incluída a cerimônia de entrega do diploma de Doutora Honoris Causa, prevista para o ano passado e cancelada por conta do fechamento da universidade durante a pandemia. Fiquei muito emocionada, ao ver 26 pessoas participando da reunião (e disse isso). Aqui fora, tudo dá a impressão de estar “parado”, mas esses abnegados professores e servidores, mantêm aquela Instituição a andar e é admirável esse esforço diante de tanta adversidade.

243) 18.04.2021 – (à noite). Sarau das Ideias, comandado, como sempre, por Antonio Carlos Pedro e o acréscimo de mais uma presença feminina, ou seja, Dione Barreto, com quem me correspondi nos anos 80 e, depois de 37 anos, este reencontro.

244) 01.05.2021 – Sábados PerVersos,  com Tarso de Melo e Reynaldo Damazio na coordenação. Bashô na pauta. Reynaldo teve problema de conexão da Internet, mas ainda assim conseguiu colaborar bastante. Cinco horas de conversa (das 17 às 22h)!

 

2022

 245) 23.01.2022 - I Sessão ordinária do CEC – Comitê Extensão e Cultura, Pró-Reitoria de Extensão UFABC. Pauta extremamente cansativa. Todos muitos sérios, sorumbáticos e com semblantes cansados. (impressão minha?). Entrei uns 10 minutos atrasada, mas já haviam votado as 3 atas da pauta e os informes do CEC e dos membros (ufa! Que rapidez). Mudou a UFABC ou mudei eu? Mudou o mundo e eu não consegui acompanhar a mudança?

246) 11.02.2022 - Participação da mesa de abertura do Festival Mulherio das Letras 100 anos da Semana de Arte Moderna, promovido pelo Mulherio das Letras regional Zila Mamede (de Natal – RN), convidada por uma das organizadoras, Carla Alves. O Tema: Revisitando a Semana de Arte Moderna: Diálogos entre o passado e o presente. Participação da professora Constância Lima Duarte, mais duas professoras Cássia Cardoso e Érica Macedo, que fizeram ótimas abordagens e contextualizações do período.

247) 16.02.2022 - Participação do Sarau de Arte Moderna, dentro da celebração da Semana de Arte Moderna, promovida pela USCS e transmitida pelo próprio canal da instituição no Youtube. Éramos em 10 pessoas, todas ligadas ao Sarau das Ideias. Levei um texto curto (tinha apenas 4 minutos, mas cumpri os exatos 5 minutos), com este título: Pagu – a política, o amor e as letras

248) 25.02.2022 - conversa de livraria virtual (canal do Alpharrabio no Youtube) Apresentação do novo livro de Marcos Lemes (o 7º pela Alpharrabio Edições), NÃO, composto de 3 peças curtas. Participaram da live, convidados pelo Marcos, Sérgio Pires (que teceu comoventes elogios à Alpharrabio pelos 30 anos), Kéroly Gritti e Assesio Fachini, autores dos textos de apresentação de cada uma das peças.

249) 18.03.2022 - Live com as Fiandeiras sobre a trajetória do grupo. O programa aconteceu dentro da série Memória do Teatro organizada pela Adélia Nicolete e o Cassio Castelan.

250) 26.03.2022 - convidada do poeta Antonio Mariano, programa Tome Prosa, Tome Poesia, na sua 47ª Apresentação. Comigo, os poetas e prosadores: Ricardo Silvestrin (Porto Alegre), poeta, contista, romancista, músico e compositor e Geraldo Lima, poeta, contista e roteirista.

251) 28.03.2022 - Das 8,30h às 22,30h, participação do Sarau das Ideias, após algumas semanas ausente. Li um dos poemas da nova série (aquele que fala da mineração e dos meninos ianomani, tragados pela draga como rejeitos).

252) 31.03.2022 - Apresentação do livro Via em 7 Minutos, de Melissa Suárez, em parceria com a Editora Patuá, responsável pela edição, transmitida pelos canais da Patuá e da Alpharrabio. Participação professora e dramaturga Solange Dias e Eduardo Lacerda, o editor.

253) 7.04.2022 - Conferência na abertura do Curso de Doutorado, convidada pela profa. Dra. Leonor Martins Coelho, da Universidade da Madeira. Uma conversa breve, antes de entrarmos no ar, com a participação honrosa da diretora do centro de Investigação, Ana Isabel Moniz que, de alguma forma, já me deixou mais relaxada. A diretora permaneceu durante todo o tempo na sala, recebi as boas-vindas de Joaquim Pinheiro, também um dos coordenadores do curso, mas que precisou sair. Dominique Faria, professora dos Açores, pesquisadora de literatura açoriana, permaneceu também até o fim e interagiu. Para minha surpresa e contentamento, contei com a presença de Rosana Chrispim.

254) 25.05.2022 - I Sessão extraordinária CEC – UFABC. Pauta pequena. Foi tudo muito rápido.

255) 25.05.2022 - Entrevista concedida à jornalista Miriam Gimenez, ex-Diário do Grande ABC, publicado no portal Agenda Tarsila, Governo do Estado de São Paulo, celebração do centenário da Semana de Arte Moderna de 22.

 

PRESENCIAL, cont...

256) Saudação a Maria Valéria Rezende, em visita à Livraria e Espaço Cultural Alpharrabio, Santo André, SP, no dia 28.07.2022, no ano de seu 80º aniversário natalício

257) 13.08.2022 – Pronunciamento na sede do coletivo “Coopacesso”, “poesia e cotidiano”. Evento misto. Presencial, com transmissão pelo Youtube em tempo real.

258) V ENCONTRO NACIONAL Mulherio das Letras – João Pessoa, PA. Fala de abertura, elogio à escritora Maria Valéria Rezende, homenageada do Encontro. 25.11.2022. Participação em rodas de conversa e oficinas. Presencial.

259) 08.12.2022 – Participação virtual no projeto Seminários Poéticos organizados pela pós-doutoranda do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP/CNPq, Nathaly Felipe Ferreira Alves, sob supervisão da professora doutora Annita Costa Malufe. “O objetivo da atividade é fazer com que a universidade entre em contato com a efervescência da poesia contemporânea, por meio não somente dos estudos crítico-teóricos isolados, mas pelo contato direto com poetas que produzem hoje, com suas questões, privilegiando-se a interface entre produção acadêmica (especialmente relacionada à poesia e filosofia) e/ou agitação cultural e produção poética das convidadas”.

260) 28.01.2023 - Imersão poético-visual” de algumas PerVersas na obra de Vitória Fogaça, Além da superfície, no Espaço 153, de Suca Moraes. Visita guiada à exposição (primeira individual da autora), com pronunciamentos críticos e a tarefa de prepararem em forma de exercício algum texto (poema, desenho, crônica) e levassem no Sábados PerVersos seguinte. Presentes, além de mim, Nathaly, Márcia, Rosana, Ciça e Vanessa Molnar, Maninha, Isabela.

261) 06.07.2023 – participação da mesa de abertura da II Audiência de Cultura da UFABC - Universidade Federal do ABC, Campus Santo André, destinada a ouvir as sugestões e demandas da comunidade externa da UFABC, com participação livre a todas as pessoas! Na pauta a construção da Política Institucional de Cultura da UFABC!

262) Dalila Teles Veras, Renata Régis, conselheira de cultura de Santo André, Michael Henrique Batista, Educador popular, agitador cultural e poeta. diretor de Cultura, Integração e Esportes do DCE-UFABC.

263) 26.09.2023 - 3ª. Audiência de Cultura da UFABC – Memória da Cultura: fazer e imaginar cultura na UFABC (mesa com Francisco Comarú, Elias Tavares, Roberta e Vivian (Fiandeiras), Maria Gabriela Marinho e Júlia (estudante – integrante da Infanteria UFABC). Mediação Caroline Barbosa Silvério.

  

PARTICIPAÇÃO EM JURIS DE PRÊMIOS E CONCURSOS LITERÁRIOS 

 

Juri do Concurso Nacional de Poesia e Conto, Prêmio Colégio Einstein, de Anápolis-GO, promoção da UBE de Goiás; em Anápolis, na 1ª. Semana de Artes e Cultura de Rubiataba - 1984

 

Juri do II Festival de Poesia do Externato Santo Antonio, setembro 1985, Santo André

 

Juri da I Mostra Universitária Santo André, projeto Cidade Futuro – Prefeitura Mun. de Santo André, junho 2001 (representante da comissão temática “Identidade Cultural”).

 

Integrante da Comissão Temática Identidade Cultural, Juri da I Mostra Universitária Santo André – Cidade Futuro. Outubro 2001

 

Jurada do 30º Concurso Internacional Epistolar para Jovens 2001, iniciativa da União Postal Universal sediada em Berna, Suíça, promovido pela empresa Brasileira de Correios, abril 2001.

 

Comissão Julgadora do Prêmio Estímulo às Artes, modalidade Literatura, 2006, promovido pela Divisão de Difusão Cultural, Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo, SP, novembro 2005

 

Júri Prêmio em Direitos Humanos (Câmara Municipal de Santo André – vereadora Maria Ferreira de Souza – Loló – Presidenta da Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social) outubro 2007

 

Juri do concurso PRÊMIO SESC (CONTOS) 2012/213 – outubro a dezembro 2012

 

- Júri Inicial do Prêmio Portugal Telecom 2013, formado em âmbito nacional “entre os mais conceituados poetas, escritores, críticos literários e professores de literatura do Brasil” julho 2013

 

Júri do Concurso de Poesia – Quadras, promovido pelo grupo Amigos da Biblioteca José d´Almansor, Quebec, Canadá, integrado à UTL – Universidade dos Tempos Livres (Montreal). Março 2016



LEITURAS PÚBLICAS DE POESIA

 

1º Seminário Conhecimento e Participação na Construção da Cidade, realizado pela Cátedra Prefeito Celso Daniel de Gestão de Cidades, UMESP, 14 a 16 de abril de 2004 (leitura poemas)

Leitura de poemas na abertura da exposição “Poetas da língua portuguesa”, de Constança Lucas, artista luso-brasileiro. Dez poetas convidados por mim e suas respectivas leituras: Cláudio Willer - Herberto Helder; Donizete Galvão - Sophia de Mello Breyner Andresen e Eugénio de Andrade; Eunice Arruda - Dalila Teles Veras e Cecília Meireles; Luiz Roberto Guedes - Carlos Drummond de Andrade; Malu Mendes Furia - Florbela Espanca e Mário Quintana; Deise Assumpção  - Irene Lisboa e Guimarães Rosa; Dalila Teles Veras - Antonio Ramos Rosa e Fernando Pessoa; Constança Lucas - Zeca Afonso e Matilde Rosa Araujo, Carlos Lotto -Torquato Neto; e Tarso de Melo - Carlos Drummond de Andrade maio, 2008

 

Quinta PoéticaEspecial 50 edições, Coordenador Raimundo Gadelha. Poetas participações: Álvaro Alves de Faria, Beatriz Amaral Beth Brait Alvim, Celso de Alencar, Dalila Teles Veras, Débora Tavares, Eunice Arruda, Felipe Stefani, Hamilton Faria, Helena Armond, Nilson Jose Machado, Paula Valéria, Raquel Naveira, Renato Gonda, Teruko Oda, Valdir Rocha, Vera Lúcia de Oliveira e Zeh Gustavo. Casa das Rosas, SP, 30.08.2012

 

Sarau Poesia sem Quartel!, leituras e fala com depoimento sobre a vivência nos anos da ditadura militar e leitura de poemas. Organização Hamilton Faria e Luiz Roberto Guedes, com Álvaro Alves de Faria, Renata Pallottini, Celso de Alencar, Rubens Jardim, Márcia Denser, José Carlos Brito e Roniwalter Jatobá. 13.8.2016, Casa das Rosas, Av. Paulista, SP

 

Saraus do ABC – A arte do reencontro – participação especial no Sarau do Zhô no dia 19 e mesa de debates sobre a própria trajetória, com Zhô Bertholini, 22.10.2016. SESC Santo André, SP

 

 Participação no Sarau Homenagem ao poeta Donizete Galvão. Casa das Rosas, 29.8.2017

 

Leitura e conversa durante a Feira de Poesia Desvairada, SP, 25.03.2017

 

Versos, Vozes, leituras de poesia (curadoria Heitor Ferraz Mello e Tarso de Melo), com Lilian Aquino e Renan Nuremberg, Loja Setzer, Galeria Metrópole, SP, 29.4.2017

 

Sarau Camões, Casa das Rosas. Mesa com Carlos Felipe Moisés (coord), Renata Pallotini e Álvaro Alves de Faria. Depoimentos e leituras (poemas meus e de Camões). 10.6.2017

 

Recital poético no lançamento da plaquete Primeiras Vozes reunindo poemas dos primeiros autores e autoras convidados para o ciclo Vozes, Versos: Leituras de Poesia, organizado por Tarso de Melo e Heitor Ferraz Mello, na sede da Editora Quelônio.  SP 21.7.2018

 

IV Encontro com a Poesia do Mundo, organizado por Vera Lúcia de Oliveira (Universidade de Perugia). Recital poético com Chantal Castelli, Fabio Weintraub, Pádua Fernandes, Paulo Ferraz, Renan Nuernberger, Ruy Proença e Tarso de Melo, Vera Lúcia de Oliveira e Diana Junkes. Centro Cultural São Paulo, 28.8.2018

 

Leitura de poemas na Desvairada – Feira de Poesia, Biblioteca Mário de Andrade. 5.5.2019

 

Poetas pela Democracia, Ato político, com recital de poemas, depoimentos, música e lançamento de livros; Espaço “Térreo Virginia”, São Paulo, SP, 14.06.2022

16.08.2022 - Teatro Municipal de Mauá, Encontro da Palavra, promovido pela Cecília Camargo, hoje com homenagem a seu marido, o poeta Edson Bueno de Camargo, falecido. Lançamento do livro póstumo, com poemas inéditos deixados por ele, “A escansão da Argila”, Patuá, 2022. Leituras de poemas do livro.

25.08.2022 – Lançamento do livro esses dias partidos, de Vera Lúcia de Oliveira, Ed. Patuá, 2022, na Casa Guilherme de Almeida – Anexo, na Cardoso de Almeida, leituras e palestra (sobre poesia) dela com Diana Junkes. Além delas, o recital contou com Ruy Proença, Mariana Basílio, Raquel Campos, Paula Valéria Andrade, Paulo Nunes, Eduardo Lacerda, o editor.

15.10.2022 – Sob tanta literatura – 10 anos sem/com António Pina - Leituras em homenagem ao poeta português António Pina, nos 10 anos de sua morte, Livraria da Travessa, Pinheiros. SP. Ao lado destes leitores que fizeram as leituras: Heitor Ferraz Mello, Leonardo Gandolfi, Marcelo Ariel, Michaela Schmaedel, Paola Poma.

- 01.04.2023Sarau Jardim da Provocação, homenagem ao poeta, tradutor e ensaísta Cláudio Willer, organização e mediação Diogo Cardoso, no jardim da Casa das Rosas, com a participação de Dalila Teles Veras , Beth Brait Alvim , Celso de Alencar, Fernanda De Almeida Prado , Roberto Bicelli, Rubens Jardim, Gabriel Rath Kolyniak, Ícaro Max, Thereza Rocque da Motta, que lançou na ocasião, uma reunião da poesia de Cláudio Willer, editado pela sua Ibis Libris.


Retratos Falhados

À JANELA DOS DIAS
poesia quase toda

A PALAVRAPARTE

Minudências

índice / Poesia / Cronologia  / Fotografias / Imprensa