Dalila Teles Veras

 

Alguma cronologia

Biobibliografia

Livros

Poesia

Prosa

Outros

Participação em coletâneas

Verbetes

Textos adaptados para o teatro

 

Biobibliografia


DALILA TELES VERAS

Dalila (Isabel Agrela) Teles Veras, natural do Funchal, Ilha da Madeira, Portugal, (1946), emigrou com a família para o Brasil (São Paulo, Capital), em 1957. Em 1972, após seu casamento com o advogado e escritor Valdecirio Teles Veras, radicou-se em Santo André, cidade onde nasceram suas três filhas, Carolina, Isabela e Alice, na qual reside até hoje.

Publicou mais de uma dezena de livros, nos gêneros poesia, crônica e o livro "Minudências", um diário do ano de 1999. Participou de inúmeras antologias no país e no exterior. Possui trabalhos (artigos, ensaios e textos literários) publicados em jornais e revistas de todo o país e do exterior.

Assinou, de 1995 a 1999, a coluna semanal Viaverbo, no Caderno "Cultura & Lazer" do Diário do Grande ABC.

É filiada à União Brasileira de Escritores, entidade onde ocupou os cargos de Secretária Geral, Diretora e membro do Conselho, nas gestões de 1986/88, 1990/92 e 1994/96.

Fundadora do Grupo Livrespaço de Poesia (1982-1993) que manteve intensa atuação na divulgação da poesia e publicou 5 coletâneas. Foi uma das editoras da revista literária Livrespaço, ganhadora do Prêmio APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte, como melhor realização cultural de 1993.

Animadora cultural, há mais de três décadas colabora na organização de cursos, seminários e congressos. É freqüentemente convidada a proferir palestras e participar de debates em Faculdades e instituições culturais, bem com a assessorar e criar projetos literários, como ciclos de debates, exposições, mesas redondas. Participou de dezenas de concursos como integrante do júri.

Participou, como convidada da UNESCO, do Colóquio Imprensa de Língua Portuguesa no Mundo, realizado em junho de 1991, em Paris, com a comunicação "A Imprensa Alternativa no Brasil como resistência cultural". Coordenou dezenas de oficinas de criação literária, dentre as quais, "O Laboratório da Paixão", na Oficina da Palavra, Casa Mário de Andrade, SP.

Participou do Projeto "O Escritor nas Bibliotecas" (1993/1994) da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, bem como do Escritor 96 – promovido pela mesma Instituição.

Eleita "Intelectual do Ano", 1997, no Prêmio Capital, instituído pelo Jornal cultural O Capital, de Aracaju – SE.

Desde 1992 é diretora-proprietária da Alpharrabio Livraria e Editora, em Santo André, SP, referência cultural na região, onde promove constante atividade voltada para a difusão da cultura, das artes e o debate de idéias no Grande ABC. Dirige a Alpharrabio Edições, chancela que já publicou mais de 70 títulos e edita o jornal literário "Abecês".

Dentro os inúmeros projetos sob a sua direção e produção, destaca-se o projeto "7 Anos 7 Cidades – Culturas", comemorativo aos 7 anos da Livraria Alpharrabio (1999) que durante 7 meses dedicou um mês a cada uma das cidades da Região do Grande ABC, mostrando diversos artistas e discutindo aspectos da cultura de cada uma delas. Desse projeto participaram diretamente mais de 100 pessoas (artistas, produtores e pessoas ligadas à cultura regional), merecendo enorme destaque na imprensa e menção honrosa das Câmaras Municipais das Cidades de Santo André, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires.

Organizou, em parceria com Luzia Maninha Teles Veras, o livro "Alpharrabio 12 Anos – Uma história em curso" (Alpharrabio Edições, 2004, 346 pgs.), minucioso levantamento de mais de 500 atividades e inúmeras transcrições debates, todos desenvolvidos na Alpharrabio Livraria e Editora.

Colaborou, como curadora da área de literatura, do evento Plataforma ABC, em três diferentes edições, bem como do PALAVRAPONTOCOM, promovidos pelo SESC, unidade São Caetano do Sul.

Foi responsável por uma página literária nos Cadernos CEAPOG (Centro de Estudos de Pós-Graduação), publicação semestral do IMES – Instituto Municipal de Ensino Superior de , em 12 números daquela publicação.

Em 2000 a revista Livre Mercado outorgou-lhe o Prêmio Desempenho de Empreendedora Cultural.

Em 2004 a Câmara Municipal de Santo André outorgou-lhe o título de Cidadã Honorária.

2019 recebeu o título de Doutora Honoris Causa da Universidade Federal do ABC – UFABC.

 

 

Livros publicados:

Poesia

Lições de Tempo. SP: Pannartz,1982 (2ª ed., 1983).

Inventário Precoce. SP: Pannartz, 1983.

Madeira: do Vinho à Saudade. Col. Cadernos Ilha. Funchal, Madeira (Portugal): José António Gonçalves editor, 1989 (2ª ed., fac-simile, SP: Alpharrabio Edições, 1997).

Elemento em Fúria. Teresina, PI: Academia Piauiense de Letras, 1989.

Forasteiros Registros Nordestinos (plaquete). SP: Livrespaço, 1991.

Poética das Circunstâncias (plaquete). SP: Alpharrabio Edições, 1996.

A Palavraparte. SP: Alpharrabio Edições, 1996.

À Janela dos dias - poesia quase toda.  SP: Alpharrabio Edições, 2002

Vestígios. plaquete, edição fora do comércio, 200 exemplares numerados e rubricados pela autora, Alpharrabio Edições, 2003

Poesia do Intervalo. poemas, com desenhos de Guedo Gallet, livro de arte (Alpharrabio Edições, 2005, 200 exemplares numerados e rubricados pelos autores.

Solilóquios. plaquete, 200 exemplares numerados e rubricados pela autora, Alpharrabio Edições, 2005

Pecados. caixa artística, publicada por ocasião da comemoração dos 60 anos da autora, com 7 poemas ilustrados em 7 pranchas pelos artistas André Miranda, Constança Lucas, Guedo Gallet, Mariano Amaral Neto, Perkins T. Moreira, Ricardo Amadasi e Sian, 200 exemplares, numerados e rubricados pela autora, Alpharrabio Edições, 2006

Retratos Falhados, Coleção Ponte Velha, Editora Escrituras, 2008 

Estranhas Formas de Vida, Dobra e Alpharrabio Edições, 2013 

Solidões da Memória, Dobra e Alpharrabio Edições, 2015

70 anos poemas leitores, SP: Alpharrabio Edições, 2016.

A Mulher Antiga, Coleção PerVersas, SP: Alpharrabio Edições, 2017.

Tempo em Fúria, SP: Alpharrabio Edições, 2019.

 

 

Prosa

A Vida Crônica (crônicas). SP: Alpharrabio Edições, 1999.

As Artes do Ofício - um olhar sobre o ABC (crônicas). SP: Alpharrabio Edições, 2000.

Minudências (diário). SP: Alpharrabio Edições, 2000.

Diuturnos (diário). SP: Alpharrabio Edições, 2012.

 

Outros

• Seleção e prefácio do livro de contos O Mistério da Casa Velha, de Cora Coralina. SP: Global Editora, 1989.

• Catálogo da Exposição "Os Direitos Humanos nas esculturas de Ricardo Amadasi", realizada de 26.11 a 11.12.99, Saguão do Teatro Municipal de Santo André - SP. Participação com 12 poemas e elaboração de uma entrevista com o artista.

•  Alpharrabio 12 anos – uma história em curso, em co-autorias com Luzia Maninha Teles Veras. Compilação de dados, incluindo transcrição de palestras e workshops, da trajetória das 550 atividades culturais realizadas na livraria Alpharrabio, em Santo André, nos seus primeiros 12 anos de atuação (Alpharrabio Edições, 2004)

•  Releituras, CD homenagem de amigos por ocasião do recebimento do título de Cidadã Andreense, com canções sobre poemas da autora, gravado pelo músicos Wagner Calmon, Pierina Ballarini, Nilce Libera Casella e leitura de poemas pelo ator Milton Andrade

Anotações de Leituras (textos curtos sobre livros e literatura), plaquete, fora do comércio, 300 exemplares, comemorativa do 14º aniversário da Alpharrabio Livraria, 2006

Seduzir para a Poesia – Trajetória do Grupo Livrespaço 1983-1994, organização e textos. Alpharrabio Edições, 2008

Participação em coletâneas


Coletânea Livrespaço II. SP: Ed. Livrespaço, 1984.

Literatuando - Coletânea Livrespaço III. SP: Ed. Livrespaço, 1985.

Subvertida Palavra - Coletânea Livrespaço IV. SP: Ed. Livrespaço, 1998.

Sete Versus Sete (E se resolvermos falar de amor...) - Coletânea Livrespaço V. SP: Ed. Livrespaço, 1990.

Poetas Contemporâneos Brasileiros. v. III, Coleção Prata Nova. RS: Suplemento Literário Garatuja, s/d.

Antologia da Nova Poesia Brasileira. org. Olga Savary, RJ: Editora Hipocampo / Fundação Rio / Rioarte, 1992.

À Margem. org. Luzia Teles Veras, SP: Alpharrabio Edições, 1998.

Nosso Século XXI - Especialistas de diferentes atividades analisam Grande ABC de ontem, de hoje e de amanhã, SP: Ed. Livre Mercado, 2001.

Guido Poianas Retratos da Cidade, coletânea de artigos sobre o pintor Guido Poianas, org. José Armando Pereira da Silva, Fundo de Cultura do Mun. De Santo André, 2002

As Cidades Cantam o Tamanduateí que Passa, Coletânea de Poetas das Cidades de Mauá, Santo André, São Caetano e São Paulo (banhadas pelo Rio Tamanduateí. Publicação da Prefeitura Municipal de Mauá, 2003

•  Poetas REvisitam Pessoa – Antologia de Autores \Portugueses e Brasileiros, org. João Alves das Neves, Univesitário Editora, Portugal, 2003

Relicário, org. José Alberto Pinho Neves, produção poética feminina de cinco países: Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai e Brasil, 25 poetas ao todo. Prefácio Antonio Carlos Secchi. Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage, FUNALFA, 2004 – Juiz de Fora, MG.

•  Paixão Por São Paulo – antologia poética paulistana, organização Luiz R ob er to Guedes,Editora Terceiro Nome, SP, 2004

Biblioteca Municipal de Santo André – 50 Anos Atuando no Cenário Cultural, coletânea de textos/depoimentos. Prefeitura Municipal de Santo André, SP, 2004

. Nosso Século XXI – Volume 2 – Especialistas de diferentes atividades analisam e projetam ideias para a região do Grande ABC. , SP: Ed. Livre Mercado, 2008

Pastores de Virgílio – A literatura na voz de seus poetas e escritores, organização Álvaro Alves de Faria, Ed. Escrituras, SP, 2009.

Cidades Impossíveis, organização Eduardo C.B. Bittar e Tarso de Melo, Portal Literatura, SP, 2010

É que os Hussardos Chegam Hoje, Editora Patuá/Hussardos Livreiros & impressores, SP, 2014

Outras Ruminações – 75 poetas e a poesia de Donizete Galvão, organização Reynaldo Damazio, Ruy Proença e Tarso de Melo, Dobra Literatura, 2014

Antologia UBE (União Brasileira de Escritores), org. Joaquim Maria Botelho, Global Editora, SP, 2015

Crocevia di Versi / Encruzilada de Versos – pequena antologia poética transoceânica /  piccola antologia poetica transoceanica, italiano/português, org. Marleide Lins de Albuquerque e Daniela Pedreira Aragão, Avant Garde Edições, Teresina, PI, 2016

Sobre poesia, ainda - Cinco perguntas - cinquenta poetas - (Tarso de Melo, org.), SP: Lumme Ed., 2018.

A Mulher na Literatura Latino-Americana, organização Marleide Lins de Albuquerque e Algemira de Macêdo Mendes, Editora a Universidade Federal do Piauí, EDUFPI, 2018

Um girassol nos teus cabelos – poemas para Marielle Franco, Mulherio das Letras, Quintal edições, 2018.

MEDIOCRIDADE – antologia poética, organização Rosana Piccolo e Rubens Jardim, Editora Laranja Original, SP, 2019..

Revista Cult - Antologia Poética - Número 2, Ed. Bregantini, 2019.

uma pausa na luta, organização Manoel Ricardo de lima, Mórula Editorial, RJ, 2020

Clausura, organização Rosana Piccolo, Ed. Lobo Azul, Curitiba, PR, 2020

Dias Distantes. SP: Alpharrabio Edições, 2021.

 

No exterior


Nuevos Folios (revista literária). Asturias, Espanha, 1984 (trad. Margarita Anechina).

15 Poetas Brasileños Contemporaneos, Edição Grupo Literário Guadiana. Ciudad Real, Espanha, 1987 (org. e trad. Oswaldo Ventura de la Fuente)

"Lectures Bresiliennes", Revista Jalons, ns. 26 e 28, 1986 e 1987, França (trad. J. P. Mestas).

Contemporary Brazilian Literature, coletânea de textos estudados no curso de Literatura Brasileira da Universidade do Colorado, EUA, 1998 (org. Catherine D. Pass, trad. Joel Swedberg).

Selected Writings Magazine, Dept. of Spanish and Portuguese, Universidade do Colorado, EUA, 1998 (trad. Richard Moreno).

Peregrinação - Artes e Letras da Diáspora Portuguesa, ns. 12 e 18, Lisboa, Portugal.

O Natal na Voz dos Poetas Madeirenses. Associação de Escritores da Madeira e Secretaria Regional do Turismo, Cultura e Emigração, Portugal, 1989.

"Diez Poetas Brasileños", Revista Bohemia, Havana, Cuba, março de 1990 (trad. Felix Contreras).

Poet´Art 90 - Antologia de Poetas Madeirenses. Associação de Escritores da Madeira e Imprensa Regional da Madeira, Portugal, agosto de 1990.

Congresso de Cultura Madeirense - Associação de Universitários Madeirenses, Portugal, 1990.

Verso L´Universo: Geometria Della Donna. Perugia, Itália, 1993 (org. Vera Lucia de Oliveira).

Brasil 2000 - Antologia de poesia contemporânea brasileira. Portugal, Ed. Alma Azul, com apoio do Ministério da Cultura e Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, 2000 (org. Álvaro Alves de Faria). 

Lapinha de Poesia – antologia de poetas madeirenses, seleção e organização Nelson Veríssimo, Imprensa Acadêmica, Universidade da Madeira, Funchal, Portugal, 2017

Levadas da Madeira: Uma antologia literária, org. Thierry Proença dos Santos, Imprensa Acadêmica, Universidade da Madeira, Funchal, Portugal, 2017

À Janela do Tempo, conjunto de 11 poemas em Cadernos de Santiago II, coletânea de poemas organizada por José de Sainz-Trueva, Irene Lucília Andrade, Leonor Martins Coelho e Thierry Proença dos Santos, apreciação crítica de Jorge Augusto Maximino, edição conjunta da Secretaria Regional de Turismo e Cultural da Região Autônoma da Madeira, Universidade da Madeira, CLEPUL Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Editora Âncora, coleção Universos, Lisboa, 2021.

 

Verbetes

 

Dicionário de Poetas Contemporâneos, Francisco Igreja (org.). RJ: Oficina Letras & Artes, 1988 (2ª ed., RJ: Oficina Cadernos de Poesia, 1991).

Ensaístas Brasileiras - Mulheres que escreveram sobre literatura e artes de 1860 a 1991, Heloísa Buarque de Holanda e Lúcia Nascimento Araújo (org.). RJ: Ed. Rocco, 1993.

Dicionário de Mulheres, Hilda Agnes Hübner Flores. RS: Ed. Nova Dimensão, 1999.

Enciclopédia de Literatura Brasileira, Afrânio Coutinho e J. Galante de Sousa. 2ª ed. sob coord. de Graça Coutinho e Rita Moutinho. SP/RJ: Global Editora, Ministério da Cultura e Fundação Biblioteca Nacional, 2001.

. Dicionário Crítico de Escritoras Brasil, Nelly Novaes Coelho, Ed. Escrituras, SP, 2002

. História da Literatura em Santo André – um ensaio através do tempo, Tarso M. de Melo, Fundo de Cultura do Município de Santo André, 2002.

. O Vinho da Madeira na voz dos apreciadores e literatos – in A Vinha e o Vinho na História da Madeira, Séculos XV a XX, Alberto Vieira, Centro de Estudos de História do Atlântico – Secretaria Regional do Turismo e Cultura, Funchal, 2003, Portugal

. As Mulheres Poetas na Literatura Brasileira, organização e seleção Rubens Jardim, Editora Arribaçã, Cajazeiras, PB, 2021 

 

Textos adaptados para o teatro


• "Recado": monólogo com poemas retirados do livro A Palavraparte, interpretado pelo ator Marcos Lemes, com direção de Paulo Henrique Sarre. Representado em:

- Biblioteca Municipal Mário de Andrade, Capital, SP, 15.04.96, como parte do projeto "Poesia 96", promovido pela Secretaria Municipal de Cultura.

- Alpharrabio Livraria Espaço Cultura, Santo André, SP, 26.11.96.

- Cine-Teatro Carlos Gomes, Santo André, SP.

- Teatro Municipal de Santo André, Santo André, SP.

- Café com Arte, Santo André, SP.

• "A Palavraparte": monólogo com Artur Gomes, a partir de poemas do livro homônimo, com direção de Hamir Haddad. Representado em:

- Alpharrabio Livraria Espaço-Cultura, Santo André, SP, 06.07.96.

- Alpharrabio Livraria Espaço-Cultura, Santo André, SP, 17.12.96.

. DA viagem à LILA, colagem composta por poemas, crônicas, diários e postagens no facebook com o Grupo Ponto de Fiandeiras. Representado: Museu de Santo André, Alpharrabio Livraria e Espaço Cultural e UFABC.

 

 

   Retratos Falhados

À JANELA DOS DIAS
poesia quase toda

A PALAVRAPARTE

Minudências

índice / Poesia / Cronologia  / Fotografias / Imprensa